Arrastando-se há meses, a polémica gerada em torno da Festa do Avante! ganhou esta semana novos contornos. Após o "invulgar elevado" número de participantes ter sido noticiado pela Associated Press e posteriormente divulgado no The New York Times ontem, a SIC passou no seu noticiário da noite desta terça-feira uma capa falsa do jornal de referência norte-americano, na qual o destaque era uma notícia com o título: "Portugal irá ter uma festa de suicídio coletivo chamada Avante! com 33 mil participantes".
Entretanto, o PCP já reagiu à situação: "O anti-comunismo da SIC tem destas coisas. A utilização de uma capa do The New York Times falsa no seu principal noticiário para sustentar o ataque à Festa do Avante mostra a falta de credibilidade e de rigor de quem usa assim esta estação de televisão", começou por atirar o partido, numa nota divulgada nas suas plataformas digitais oficiais.
Sobre o "reconhecimento do 'erro', 15 minutos depois", os comunistas acrescentam ainda que a tomada de consciência "não apaga até onde pode ser levada a cegueira e a ânsia de difamar o PCP e a Festa do Avante!".
© PCP
Esta não é a primeira vez que a estação televisiva e o PCP se desentendem por causa da Festa do Avante!. Ainda em julho deste ano, depois de a SIC ter avançado que o evento comunista deu lucro na edição de 2019, o PCP respondeu que a "a importância da Festa do Avante! vai muito para lá de qualquer questão financeira" e acusou a estação de Paço de Arcos de "mentir descaradamente" acerca das contas do partido, visto que a última festa tinha dado prejuízo de mais de 550 mil euros.