Ana Gomes continua em reflexão sobre se avança ou não para a corrida a Belém. "Estou no fim da minha reflexão, dentro de dias estarei em condições de anunciar" o resultado, afirmou este domingo no seu habitual espaço de comentário da SIC Notícias, no qual há quatro meses anunciou que ponderava ser candidata.
A sua decisão, disse esta noite, está dependente da sua própria reflexão, uma vez que se trata de "uma questão muito individual, independentemente de quem se tenha que ouvir"-
"Obviamente prezo muito muitas pessoas que tenho vindo a ouvir, mas em última análise, é uma decisão que se tem de tomar solitariamente", destacou.
Questionada sobre se candidatura de Marisa Matias, que irá ser oficializada esta quarta-feira, colocaria a sua em causa, a ex-eurodeputada atirou: "De maneira nenhuma, acho que a Marisa Matias é uma excelente candidata".
Perante a insistência da jornalista sobre a data do anúncio do resultado da reflexão, Ana Gomes disse que "não passará desta semana".
Na semana passada, depois de um período ausente devido à morte do marido, a ex-eurodeputada já havia dito estar a finalizar a reflexão sobre se avançava ou não para uma candidatura a Belém.
"Estava a fazer essa reflexão em conjunto com o meu marido, quando ele adoeceu e faleceu. Eu tive de continuar a fazer essa reflexão noutras condições, sozinha. O que posso dizer é que estou a chegar ao fim e em breve comunicarei o resultado dessa reflexão", admitiu.
Além do Bloco de Esquerda , é também esperado o anúncio de um candidato próprio do PCP. Quanto ao PS, em maio deu a entender que apoiaria uma eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, ocasião, aliás, que motivou o início da reflexão de Ana Gomes. Considerando aquele momento "deprimente", a ex-eurodeputada disse ter ficado "muito preocupada" pelo seu partido e pela democracia. "Um candidato do regime vai polarizar. No fundo, isso vai facilitar a vida dos extremos e num momento em que temos aí a extrema-direita organizada ao ataque", defendeu.