BE reclama obras urgentes no Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha

O Bloco de Esquerda (BE) revelou hoje que questionou o governo sobre a situação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha que, apesar de sucessivos alertas, continua sem uma intervenção de fundo para acabar com as infiltrações.

Notícia

© iStock

Lusa
29/09/2020 16:00 ‧ 29/09/2020 por Lusa

Política

Albergaria-a-Velha

 

"Aproxima-se mais um inverno, que será mais difícil do que nunca por causa da pandemia de covid-19, e o centro de saúde não teve nenhuma intervenção de fundo, nem se sabe se e quando a terá", lamenta o BE em comunicado.

Os bloquistas alertam que, "caso se repitam as chuvas de 2019, o edifício fica sem quaisquer condições para responder às necessidades dos utentes e garantir a segurança dos profissionais que ali trabalham", tendo já questionado o governo sobre a situação.

O BE recorda que, em outubro de 2019, o Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha foi encerrado pela proteção civil por falta de condições de segurança.

"O cancelamento da atividade assistencial programada e da recolha de sangue que ali decorria deveu-se ao facto de chover intensamente dentro das instalações, nomeadamente junto do quadro elétrico", descreve o BE.

Na altura, o BE voltou a questionar o Governo sobre a necessidade de intervir na infraestrutura deste centro de saúde", lembra.

Um ano depois, "continua tudo na mesma", apesar de o governo ter respondido na ocasião que "no que diz especificamente respeito ao Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha, a ARS Centro elaborou um estudo de arquitetura para a requalificação do edifício, que foi estimada em 850 mil euros".

Na ocasião o governo informou ainda que "a autarquia tem em sua posse o estudo, com o objetivo de identificar uma solução, em termos de financiamento, que passará pela submissão de candidatura, no âmbito da reprogramação do programa Centro 2020 ou de outra linha de financiamento".

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas