O PEV anunciou, esta segunda-feira, que irá votar, mais uma vez, contra a renovação do Estado de Emergência, por oito dias, defendendo "outras soluções", como o reforço do SNS e dos transportes públicos.
"Consideramos que todo este prolongamento no tempo do Estado de Emergência pode no futuro trazer algumas complicações e não percebemos o porquê de continuarmos em Estado de Emergência", afirmou a deputada da bancada dos 'Verdes', Mariana Silva, à saída do Palácio de Belém depois de ter estado reunida com o Presidente da República, juntamente com o líder parlamentar do partido, José Luís Ferreira.
Confrontada pelos jornalistas sobre se esta renovação traz alguma medida nova, a deputada garantiu que este "Estado de Emergência vai manter-se como conhecemos até que se oiçam novamente os técnicos na próxima reunião no Infarmed".
"O mais indicado seria encontrar outras soluções no acesso à saúde e à vacinação, que esperamos que não tenha qualquer percalço", afirmou ainda Mariana Silva.
Os Verdes alertaram, porém, que, mesmo que acabe o Estado de Emergência, "é preciso" que as medidas restritivas "terão que se manter durante alguns meses.
E quando terminar, é preciso que os portugueses "não fiquem com a ideia de que é possível voltar à vida normal".
Leia Também: Cotrim confirma que Estado de Emergência será renovado por uma semana