"O Presidente da República já respondeu ao inquérito epidemiológico do Delegado de Saúde e fez um novo teste PCR, realizado pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.
Esta nota surge cerca de duas horas depois de ter sido comunicado que o chefe de Estado teve um teste positivo de diagnóstico ao novo coronavírus, mas está assintomático, e cancelou toda a sua agenda para os próximos dias.
Esta informação foi divulgada através de uma nota, segundo a qual, "tendo o Presidente da República testado negativo ontem [domingo], e apesar do teste antigénio de hoje [segunda-feira] ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo".
O chefe de Estado, que "está assintomático", comunicou esta situação "ao presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico" .
"Cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar com sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos previstas para amanhã [terça-feira]", referia-se na mesma nota.