Francisco Rodrigues dos Santos vai avançar com moção de confiança
Francisco Rodrigues dos Santos irá pôr à prova a sua liderança no próximo Conselho Nacional e tentar, assim, 'deitar por terra' as pretensões de Adolfo Mesquita Nunes, que queria aprovar a realização de um congresso extraordinário eletivo.
© cds.parlamento.pt
Política CDS
O líder do CDS vai avançar com uma moção de confiança no próximo Conselho Nacional, avança o Observador, esta segunda-feira. Francisco Rodrigues dos Santos irá, assim, avaliar as condições para continuar ao 'leme' do partido, depois de Adolfo Mesquita Nunes ter anunciado que pretendia avançar para a realização de um congresso extraordinário eletivo.
O jornal digital indica que Francisco Rodrigues dos Santos vai fazer o anúncio aos militantes já esta terça-feira e que a decisão é motivada quer pela vontade do líder partidário, quer pelas conversas que foi tendo com membros da sua direção e com outras figuras do partido.
Ainda de acordo com o Observador, se a maioria do Conselho Nacional que aprova a moção de confiança for a mesma que rejeita a realização do congresso, Mesquita Nunes perde a oportunidade de ir a votos. Só o poderá fazer se recolher assinaturas.
Recorde-se que o antigo vice-presidente do CDS Adolfo Mesquita Nunes anunciou que será candidato à liderança do partido caso seja marcado um congresso antecipado. "Se o partido entender que deve haver um congresso eletivo para discutirmos a liderança do partido, serei candidato a presidente do CDS", afirmou o centrista ao Público.
Num artigo de opinião publicado na semana passada no Observador, o antigo secretário de Estado propôs a realização de um Conselho Nacional para convocar eleições antecipadas para a liderança ainda antes das eleições autárquicas, e defendeu que esta direção "não conseguirá" resolver "a crise de sobrevivência" do partido.
Leia Também: Mesquita Nunes será candidato à liderança do CDS se for marcado congresso
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com