Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

PAN diz que Lisboa "capturou 7.420 pombos" e quer "pombais contracetivos"

Animais foram recolhidos para "avaliação do estado sanitário". Partido pretende que os pombos "deixem de ser considerados pragas".

PAN diz que Lisboa "capturou 7.420 pombos" e quer "pombais contracetivos"
Notícias ao Minuto

13:57 - 31/05/21 por Notícias ao Minuto

Política Lisboa

O PAN/Lisboa denuncia, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que, num ano, "a Câmara Municipal de Lisboa capturou 7.420 pombos para avaliação do estado sanitário, sem prestar quaisquer esclarecimentos quanto ao seu paradeiro".

Neste seguimento, e para "pôr fim a esta política de captura e abate de pombos", o partido avançou com uma recomendação para que estes animais "deixem de ser considerados pragas e passem para o pelouro do bem-estar animal, deixando de ser incluídos na Higiene Urbana".

Na proposta, que será discutida e votada amanhã na Assembleia Municipal, o Grupo Municipal do PAN propõe também "que seja criado um grupo de trabalho específico para a implementação de uma rede de pombais contracetivos, nomeadamente em edifícios já existentes". 

De acordo com o PAN, estes pombais contracetivos "são o método mais eficaz de controlo da população de pombos", destacando, na mesma nota, que esta é "uma luta antiga" do partido na cidade de Lisboa. 

Miguel Santos, deputado municipal, acusa a Câmara Municipal de Lisboa de preferir "continuar com a prática bárbara que é capturar e abater os pombos, encarando-os como uma praga ao invés dos animais sencientes que são", acrescentando que há "falta de vontade política e de interesse em resolver esta questão de forma empática, como ditam os valores do século XXI".  

Leia aqui na íntegra a recomendação 'Por uma política de bem-estar animal relativa aos pombos'

Leia Também: 61 mil pombos-correios voam para Portugal na maior solta da Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório