A abertura ao diálogo é assumida num comunicado alusivo à decisão do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, que considerou não ter suporte estatutário a pretensão do presidente da distrital, Salvador Malheiro, de avocar o processo das autárquicas de Aveiro, devido às divergências entre o presidente da Câmara, Ribau Esteves, e o presidente da concelhia, Vítor Martins.
"Não obstante os episódios nefastos para o partido e o facto de que, até à data, o presidente da distrital nunca ter tido qualquer gesto de aproximação com a CPS com vista ao diálogo, como se havia comprometido, manifestamos toda a abertura para o diálogo, caso assim o entenda", afirma a concelhia em comunicado.
No entanto, aquele órgão partidário insiste em querer "candidaturas revigoradas", nomeadamente às juntas de freguesia, onde vários dos atuais autarcas apoiaram outra lista nas eleições internas para a comissão política de secção.
Vítor Martins, atual presidente daquele órgão concelhio, teve de enfrentar nessa disputa eleitoral interna o atual presidente da Junta de Freguesia de Oliveirinha, Firmino Ferreira, tendo conseguido a sua reeleição por uma diferença de 39 votos.
"No que diz respeito às listas candidatas às Assembleias de Freguesia, e como tinha sido prometido aos aveirenses, irá verificar-se a renovação de vários candidatos. As instituições devem regenerar-se e esta será seguramente uma mudança de ciclo fundamental, com novos rostos empreendedores, com vontades e soluções inovadoras (...)", garante.
O comunicado sublinha que "o Conselho de Jurisdição Nacional veio dar razão à comissão política de secção, demonstrando e decidindo claramente sobre a violação das normas estatutárias infringidas pela distrital do PSD" de Aveiro.
No acórdão do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, foi deliberado "considerar procedente, por provado, o pedido de impugnação e arguição de desconformidades com os Estatutos do PSD, apresentado pelos militantes Vítor Manuel da Silva Martins e outros, contra a CPD/PSD Aveiro", transcreve o comunicado da comissão política de secção liderada por Vítor Martins.
A coligação PSD/CDS-PP/PPM apoia a recandidatura de Ribau Esteves à Câmara de Aveiro, disputando as próximas eleições autárquicas com Manuel Sousa (PS/PAN), Miguel Viegas (CDU) e Nelson Peralta (BE).
Nas eleições autárquicas de 2017 o PSD ganhou a Câmara com 48,52% dos votos e seis mandatos, o PS obteve 30,97% dos votos e três mandatos, enquanto o Bloco de Esquerda ficou em terceiro, com 6,81% sem nenhum vereador eleito.
Leia Também: Autarca de Arraiolos recandidata-se pela CDU para tentar 3.º mandato