Delegações do PCP, PEV e PAN, assim como as duas deputadas não-inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, vão reunir-se esta terça-feira com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, e representantes do Ministério das Finanças.
A intenção, avançam TSF e Público, é fazerem um balanço da execução das medidas com estes negociadas para o Orçamento do Estado de 2021.
Este 'prestar de contas' antecede as negociações propriamente ditas para o próximo Orçamento. De fora destas conversas fica o Bloco de Esquerda que, recorde-se, votou contra o documento do Governo para este ano.
Em maio, Duarte Cordeiro já tinha feito questão de salientar, através das redes sociais, que "o nível de empenho do Governo na execução do OE2021 é elevado". "Estamos a trabalhar para que não haja atrasos na concretização das medidas acordadas", apontou.
Mas, na altura, deixou também uma espécie de aviso: "A execução orçamental não pode ser um elemento perturbador do processo de negociação do OE2022".
O nível de empenho do Governo na execução do #OE2021 é elevado. Estamos a trabalhar para que não haja atrasos na concretização das medidas acordadas.A execução orçamental não pode ser um elemento perturbador do processo de negociação do #OE2022. https://t.co/j0uoVNMMVJ
— Duarte Cordeiro (@DuarteCordeiro) May 21, 2021
De recordar que o Orçamento do Estado para 2021 foi aprovado em votação final global no final de novembro do ano passado. PCP, PEV e PAN, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues - que hoje se vão encontrar com o Governo - abstiveram-se, viabilizando o documento. Apenas PS votou a favor. Contra votaram BE, mas também PSD, CDS-PP, Chega e IL.
Aceda aqui ao site do Orçamento do Estado para 2021
Leia Também: Cordeiro defende Medina e critica acusações "delirantes" de PSD e CDS