Resultados e sondagens só depois fecho das urnas nos Açores

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) alertou terça-feira que, no dia das eleições autárquicas, em 26 de setembro, os resultados provisórios, sondagens e inquéritos só poderão ser divulgados a partir do encerramento das urnas nos Açores.

Notícia

© iStock

Lusa
15/09/2021 06:23 ‧ 15/09/2021 por Lusa

Política

Autárquicas

"No dia da eleição, apenas a partir da hora do fecho das urnas na RA [Região Autónoma] dos Açores -- 21:00 GMT -- podem ser divulgados os resultados do escrutínio provisório, bem como os resultados de sondagens ou inquéritos de opinião ou de projeções", refere a CNE, numa pequena nota.

De acordo com o organismo, o adiamento em uma hora da divulgação de resultados "resulta de uma alteração pontual à lei que vigora apenas este ano e que alargou o período de votação até às 20:00".

Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas eleições do poder local, recebendo cada um três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das 308 câmaras municipais, outro para cada assembleia municipal e um terceiro para a eleição das assembleias de freguesia.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Leia Também: Candidatos ao Porto criticam Moreira e Estado na descentralização

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas