Carlos Moedas votou esta manhã no Liceu Pedro Nunes, na freguesia lisboeta de Campo de Ourique, acompanhado pela família, e, em declarações aos jornalistas, apelou ao voto num "dia para a democracia".
"É importante que as pessoas votem", disse o candidato social-democrata, sublinhando que se vivem "momentos exigentes" e que, portanto, é "preciso que saiam de casa para virem votar".
O candidato mostrou-se animado com a afluência a que assistiu no seu local de voto. "Vejo muita gente", testemunhou, indicando que se trata da "democracia a funcionar". "Espero que continue durante o dia", acrescentou.
"O poder local é a proximidade, é conseguir realmente mudar a vida das pessoas com proximidade", respondeu, quando questionado sobre a importância das autárquicas.
As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 8h00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos.
Nos Açores, as urnas abrem e fecham 60 minutos depois das mesas do continente e da Madeira, devido à diferença horária de menos uma hora.
Mais de 9,3 milhões de eleitores (9.323.688 cidadãos inscritos) podem votar nestas eleições autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).
Leia Também: Cotrim de Figueiredo esperançoso com aumento da participação eleitoral