Coligação Juntos Somos Coimbra reclama vitória por maioria absoluta
O diretor da campanha da coligação Juntos Somos Coimbra reclamou hoje vitória por maioria absoluta da Câmara Municipal de Coimbra, que era liderada pelo PS desde 2013.
© Global Imagens
Política Autárquicas
"Com toda a certeza, podemos dizer que ganhámos estas eleições com uma maioria absoluta, o que era fundamental para dar a volta a Coimbra", afirmou o diretor da campanha do Juntos Somos Coimbra, António Maló de Abreu, acompanhado de gritos de "vitória" na sala de uma unidade hoteleira da cidade, em que a coligação PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança acompanha os resultados.
Para o responsável, aconteceu "uma grande vitória da coligação Juntos Somos Coimbra e de quem a encabeça, José Manuel Silva, que é o futuro presidente da Câmara Municipal de Coimbra".
Reagindo às várias sondagens que apontavam para uma vitória confortável de José Manuel Silva, Maló de Abreu salientou que os dados apontam para uma "derrota muito clara do PS e de António Costa, que fez em Coimbra as últimas grandes promessas, vestido de primeiro-ministro".
"É também uma derrota do PS, quando nós aqui em Coimbra derrotamos o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses", Manuel Machado, frisou.
Bateram-se palmas e distribuíram-se abraços entre a equipa da campanha, assim que às 21:00 foram anunciados os resultados das sondagens da RTP, que dava uma vitória à coligação, com 42% a 47% para José Manuel Silva, e 27% a 31% para Manuel Machado, presidente de Câmara que se recandidatava pelo PS.
Para além de dedicar a vitória ao "povo de Coimbra", pela sua votação "expressiva e esmagadora", Maló de Abreu agradeceu também a toda a equipa e líderes partidários por assumirem "esta candidatura de rutura".
"Vamos ao trabalho, vamos à obra", concluiu, sob fortes aplausos.
Numa declaração à projeção de que a coligação Juntos Somos Coimbra vence as eleições em Coimbra, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS, Carlos Cidade, mostrou-se confiante de que a contagem dos votos se traduza na reeleição de Manuel Machado para um terceiro mandato consecutivo.
"Projeções são projeções e, objetivamente, nas freguesias mais pequenas que já foram apuradas o PS vai à frente", disse o dirigente socialista, número dois da lista à Câmara Municipal, que manifestou a sua preocupação por "eleição após eleição" a taxa de abstenção aumentar.
Carlos Cidade referiu ainda que o candidato Manuel Machado recebeu a divulgação das projeções com "serenidade" e que o partido vai "aguardar com serenidade os resultados finais.
Os candidatos à Câmara de Coimbra foram Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra -- PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (coligação Coimbra é Capital - PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).
[Notícia atualizada às 21h50]
Leia Também: Autárquicas AO MINUTO: Empate em Lisboa, Rui Moreira vence no Porto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com