A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira anunciou, esta segunda-feira, em entrevista à TSF, que se vai abster na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
"Os Orçamentos do Estado do PS normalmente têm alguma margem de manobra para melhorias, portanto, abstenho-me, exatamente na esperança de que este orçamento tenha uma maior viragem à esquerda", disse entretanto à Lusa a deputada, confirmando a abstenção, que foi avançada pela TSF.
Entretanto, também o PAN anunciou esta manhã, em conferência de imprensa, que irá abster-se na votação na generalidade do documento. Já esta segunda-feira, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues tinha anunciado a sua abstenção, considerando ser esse "o voto responsável" e aguardando acolhimento de novas propostas na especialidade.
O PCP deverá anunciar o sentido de voto ainda esta segunda-feira. Falta ainda conhecer o sentido de voto d'Os Verdes. Já o Bloco de Esquerda deixou em aberto as negociações até quarta-feira, mas fez saber, no domingo, que "votará contra" o documento se o "Governo insistir em impor recusas".
Recorde-se que o Orçamento do Estado tem votação na generalidade marcada para quarta-feira, mas não tem, por enquanto, aprovação garantida.
Leia Também: PAN abstém-se na votação na generalidade do OE2022
Leia Também: OE2022: Deputada Cristina Rodrigues abstém-se na votação na generalidade