O cabeça de lista do PSD em Lisboa, Ricardo Baptista Leite, corrigiu, no domingo, através das redes sociais, uma declaração do primeiro-ministro António Costa sobre a recuperação do SNS.
Numa publicação feita no Twitter durante o debate entre o secretário-geral do PS e o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, o médico de profissão afirma que o argumento de Costa é "errado" quando diz que "o aumento das idas de doentes aos serviços de urgência é um sinal da recuperação do SNS".
O social-democrata afirma que isto acontece não porque o SNS esteja a recuperar, mas porque "as pessoas não têm respostas nos centros de saúde e porque os doentes crónicos estão ainda mais doentes".
O primeiro-ministro, António Costa, diz hoje que o aumento das idas de doentes aos serviços de urgência é um sinal da recuperação do SNS. O argumento é errado. As pessoas vão mais às ‘urgências’ porque não têm respostas nos centros de saúde e porque os doentes crónicos estão ainda mais doentes. pic.twitter.com/KQagGb0A3C
— Ricardo B. Leite (@RBaptistaLeite) January 9, 2022
António Costa e Francisco Rodrigues dos Santos defrontaram-se este domingo na SIC Notícias num debate em que em tudo discordaram. Saúde, Educação e Impostos foram os três principais temas discutidos.
Se por um lado, António Costa assumiu que não cumpriu o objetivo de que todas as famílias portuguesas tivessem um médico de família, por outro lado considerou que o Governo fez reforços muito importantes e sublinhou que “o SNS é o que garante o acesso à saúde de todos os portugueses”.
Já Francisco Rodrigues dos Santos diz não estar “satisfeito” com o que foi feito pelo governo socialista “porque as promessas são para cumprir e neste caso não foi o que aconteceu”.
Recorde neste link os principais destaques do debate.
Leia Também: Ricardo Baptista Leite sai em defesa de Rio e diz que este é "claro"