Um "enxovalho" de "estilo deplorável". As reações ao debate CDS vs Chega
Da esquerda à direita, Francisco Rodrigues dos Santos conseguiu arrancar aplausos de todos os quadrantes. Tudo graças ao debate frente a André Ventura, transmitido ao final da tarde pela CNN Portugal.
© Armanda Claro/Media Capital
Política Legislativas
Num dos debates mais acesos - e também mais ruidosos - desta série de confrontos que antecedem as eleições legislativas de 30 de janeiro, Chega e CDS focaram-se mais na troca de acusações e ofensas do que nos programas eleitorais.
Francisco Rodrigues dos Santos considerou André Ventura um "fanático" e o líder do Chega classificou os centristas como a "direita mariquinhas".
Nas redes sociais, as ofensas não passaram despercebidas e os vídeos dos melhores momentos do debate estão a fazer as delícias dos internautas.
A liberal Maria Castello Branco refere, numa publicação no Twitter, que nunca pensou elogiar "Chicão", mas cita o líder do CDS quando diz que "esquadrão de cavalaria" na cabeça de André Ventura "não esbarra contra uma ideia".
Chicão para André Ventura:
— Maria Castello Branco (@mariapcastellob) January 12, 2022
“Um esquadrão de cavalaria na sua cabeça não esbarra contra UMA ideia”. Nunca pensei dizer isto, mas #ChicãoBem.
Margarida Balseiro Lopes do PSD, partilhou um dos vídeos que está a correr as redes sociais, com algumas das trocas de acusações entre os dois candidatos.
Eu ainda vou ver o debate, mas estou a adorar o best of https://t.co/KM9ao3If7s
— Margarida B Lopes (@margaridalopes) January 12, 2022
Do lado dos socialistas, Inês João Rodrigues admite que Francisco Rodrigues dos Santos "arrumou" Ventura "sem medos".
Não sou de direita, não me identifico com a direita, não acompanho em nada as políticas do CDS, mas tenho que reconhecer que o Chicão “sem medo” arrumou com o Ventura a um canto #Legislativas2022
— Inês João Rodrigues (@inesjfrodrigues) January 12, 2022
Ana Gomes, que tem vindo a acompanhar os debates através de comentários nas redes sociais, considera que o presidente do CDS deixou o líder do Chega a "chafurdar nos seus próprios truques".
A antiga eurodeputada reiterou ainda que as propostas de André Ventura são "fascistas, racistas e misóginas".
Chicão foi à lama e arrasou o “4o pastorinho”, pondo-o a chafurdar nos seus próprios truques e desmontando-lhe o “Adeus, Pátria e Família” q cede país a Espanha, “arrojado” em propostas fascistas,racistas e misóginas. No passo,deu bode a @RuiRio, demarcando-se do banha-da-cobra.
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) January 12, 2022
No Twitter, o jornalista Daniel Oliveira assume que, apesar do "estilo deplorável" do debate, "Francisco Rodrigues dos Santos disse a Ventura o que Rui Rio não teve a coragem de balbuciar"
Independente do estilo deplorável dos dois (é este o estado de parte da direita), Francisco Rodrigues dos Santos disse a Ventura o que Rui Rio não teve a coragem de balbuciar.
— Daniel Oliveira (@danielolivalx) January 12, 2022
Miguel Guedes classificou o frente a frente como uma "vergonha para a Direita, um enxovalho para a extrema-direita", mas não deixou de enviar "um forte abraço para o Chicão".
Uma vergonha para a Direita, um enxovalho para a extrema-direita e um forte abraço para o Chicão.
— Miguel Guedes (@thenwtakeberlin) January 12, 2022
Leia Também: Debate. CDS e Chega trocam acusações de "direita mariquinhas" e fanatismo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com