Bloco de Esquerda 'falha' eleição de José Manuel Pureza em Coimbra
O deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza falhou hoje a eleição para o parlamento pelo círculo eleitoral de Coimbra, segundo os dados oficiais da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.
© Global Imagens
Política Legislativas
José Manuel Pureza, de 63 anos, voltava a liderar a lista de candidatos do BE por Coimbra, círculo que o elegeu deputado em três legislaturas desde 2009, mas que desta vez 'distribuiu' os nove mandatos por PS, com seis, e PSD, com três.
José Manuel Pureza, professor universitário, doutorado em sociologia, desempenhou na última legislatura o cargo de vice-presidente da Assembleia da República.
Na última legislatura, Pureza integrou a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a Comissão da Saúde, do Trabalho e Segurança Social, da Transparência e Estatuto dos Deputados e de Comissão eventual de Verificação de Poderes dos Deputados Eleitos.
Nos grupos de trabalho, esteve no registo de interesses ou Avaliação das Condições de Trabalho das Forças de Segurança, entre outras.
O seu primeiro mandato pelo Bloco Esquerda decorreu ente 2009 e 2011, o segundo de 2015 a 2019, e o terceiro entre 2019 e o presente.
Em 2019, o BE obteve no distrito de Coimbra 11,18 por cento dos votos, garantindo a eleição de um único deputado naquele círculo, e nas eleições de hoje não foi além de 5,09 por cento.
O partido foi o quarto mais votado, mas atrás do Chega, que teve 6,12 por cento, sem eleger também qualquer deputado por Coimbra, distrito que passa a ter seis deputados do PS e três do PPD/PSD.
Leia Também: Catarina Martins fala em "dia difícil e um mau resultado"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com