Tiago Moreira de Sá, deputado do PSD, considerou, esta terça-feira, na CNN Portugal, que a ida do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Moscovo foi "importante, mas não quer dizer que vá haver resultados logo amanhã".
Para o social-democrata "não é fácil a posição da Rússia neste momento, uma posição de imposição dos termos da paz que não são aceitáveis nem para a Ucrânia nem para a comunidade internacional", no entanto, Moreira de Sá acredita que António Guterres pode ter um papel essencial.
"O secretário-geral das Nações Unidas é a pessoa indicada para fazer o trabalho de criar pontes entre as partes e pelo menos conseguir, para já, um cessar fogo", acredita o deputado.
Quanto à proposta do PSD, de que um grupo de deputados vá visitar a Ucrânia, Tiago Moreira de Sá espera que a mesma seja aprovada por todos dado o apoio manifestado na sessão solene em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou. O deputado afirma que o apoio aos ucranianos é unânime e apenas o PCP demonstrou, na sessão solene, uma posição diferente.
Quanto à proposta dos sociais-democratas, Moreira de Sá justifica ser importante porque "a Ucrânia é hoje a capital da Europa" na defesa pela paz e "é preciso ampliar esse apoio à Ucrânia e ao povo ucraniano".
Leia Também: Ucrânia: Moscovo prevê divisão "em vários Estados" e culpa Ocidente