Luís Montenegro foi eleito, este sábado, como o novo líder do Partido Social-Democrata (PSD).
O antigo líder parlamentar do partido entre 2011 e 2017 sucede a Rui Rio, que garantiu hoje que o seu futuro político "acabou aqui". Montenegro candidatou-se pela segunda vez à liderança do PSD, 'acreditou' - tal como o seu slogan defendia - e venceu.
Recorde-se que o candidato, que foi a votos com Jorge Moreira da Silva, que, entretanto, já reconheceu a derrota, mostrou-se otimista perante esta eleição ainda antes de as urnas fecharem, às 20 horas.
"Qualquer que seja o resultado, tenho uma grande confiança e certeza: o PSD vai sair coeso e mais unido destas eleições, e vai reencontrar-se com os portugueses", referiu, após votar, em Espinho, onde vai festejar a vitória agora confirmada.
Na sede do partido, o presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD informou os resultados preliminares destas eleições diretas. De acordo com o responsável, e apesar de os resultados definitivos só serem anunciados na próxima terça-feira, Montenegro derrotou Moreira da Silva com 73% dos votos. Já a abstenção esteve na ordem dos 35%, algo que o presidente deste órgão considerou ser alto. Já Rui Rio tinha, este sábado, falado no efeito que o desgaste causado pelos sucessivos atos eleitorais sociais-democratas poderiam ter na ida às urnas.
Consulte aqui os resultados apurados.
Leia Também: Iniciativa Liberal apela ao PSD para retomar espírito reformista
[Notícia atualizada às 22h01]