Vários políticos do Bloco de Esquerda (BE) manifestaram-se, esta quinta-feira, contra o luto nacional decretado pelo Governo português em homenagem à rainha Isabel II.
Na rede social Twitter, o deputado e presidente do grupo parlamentar do partido, Pedro Filipe Soares, descreveu a decisão como algo que tem tanto de “ridículo como pacóvio” e que “não representa o sentimento popular e republicano”.
“O Governo português declara 3 dias de luto nacional pela morte de Isabel II. É tanto ridículo como pacóvio. Não representa o sentimento popular e republicano. A mim não me representa”, escreveu.
O Governo português declara 3 dias de luto nacional pela morte de Isabel II.
— Pedro Filipe Soares (@PedroFgSoares) September 15, 2022
É tanto ridículo como pacóvio.
Não representa o sentimento popular e republicano. A mim não me representa
A deputada Joana Mortágua concordou com as palavras de Pedro Filipe Soares e partilhou a publicação, escrevendo: “Não me representa”.
Não me representa https://t.co/DxxoOBVPhv
— Joana Mortágua ️️️ (@JoanaMortagua) September 15, 2022
Também a deputada bloquista na Assembleia Municipal de Lisboa, Isabel Pires, afirmou que “há coisas que nem inventadas”, referindo-se ao anúncio.
Há coisas que nem inventadas. https://t.co/wmdvw81qZC pic.twitter.com/LGJAPRgg3l
— Isabel Pires (@isabelruapires) September 15, 2022
O Conselho de Ministros aprovou, hoje, o “decreto que declara o luto nacional por três dias como justa homenagem a sua Majestade a Rainha Isabel II”. O luto decorrerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de setembro.
A rainha Isabel II morreu aos 96 anos, na passada quinta-feira, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido. O funeral realiza-se na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.
Leia Também: Rainha Isabel II vai ser sepultada em jazigo junto ao marido em Windsor