Paulo Raimundo foi, este sábado, eleito como secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), após o encerramento do primeiro dia de trabalhos da Conferência Nacional do partido.
O resultado da eleição foi divulgado por Margarida Botelho, membro do Secretariado do PCP, no final da reunião do grupo parlamentar, cujo local não foi divulgado.
"O Comité Central elegeu Paulo Raimundo como secretário-geral do PCP. A proposta foi aprovada por unanimidade. O camarada Paulo Raimundo entendeu não votar", disse.
Paulo Raimundo, de 46 anos, é o quarto secretário-geral do PCP em democracia.
Recorde-se que Jerónimo de Sousa, "refletindo sobre a sua situação de saúde e as exigências correspondentes às responsabilidades que assume, colocou a questão da sua substituição nas funções que desempenha" como secretário-geral do PCP, no passado sábado.
Líder do PCP há 18 anos, Jerónimo de Sousa também anunciou que deixaria de ser deputado, admitindo não voltar à Assembleia da República para uma última intervenção, onde será substituído por Duarte Alves, um dos mais jovens dirigentes do partido.
Jerónimo de Sousa foi eleito a 28 de novembro de 2004, por braço no ar, sem votos contra e com apenas quatro abstenções, na primeira reunião do Comité Central eleito no XVII Congresso, no Pavilhão dos Desportos, em Almada.
A Conferência Nacional do PCP, sob o lema 'Tomar a iniciativa, reforçar o partido, responder às novas exigências', termina no domingo, no Pavilhão Alto do Moinho, Corroios, Seixal, com o discurso de Paulo Raimundo, o primeiro na qualidade de secretário-geral comunista.
[Notícia atualizada às 20h54]
Leia Também: PCP: Conferência encerra trabalhos e Comité Central vai eleger Raimundo