O PAN deu entrada, na quarta-feira, a um projeto de resolução onde recomenda ao Governo que "proceda ao reforço do orçamento da Agência Lusa", de modo a garantir o "aumento salarial dos seus trabalhadores".
A iniciativa, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, foi submetida precisamente um dia antes de os trabalhadores da agência noticiosa portuguesa terem dado início a uma greve de quatro dias, entre esta quinta-feira e domingo.
No mesmo projeto de resolução, o partido ecologista propõe ainda à Assembleia da República que recomende ao Governo que proceda ao "levantamento das necessidades financeiras" da Agência Lusa - tendo em vista o "reforço dos respetivos recursos humanos e a garantia do aumento salarial dos seus trabalhadores".
Na iniciativa assinada pela deputada única Inês de Sousa Real, o PAN recorda que a "Agência Lusa tem enfrentado desafios financeiros nos últimos anos".
"O seu financiamento tem sido insuficiente para fazer face às suas necessidades e os vencimentos dos seus trabalhadores não têm correspondido não só às responsabilidades que desempenham, como não têm acompanhado os valores da inflação", pode ler-se no documento.
O partido defende, deste modo, que o "aumento salarial dos trabalhadores da agência Lusa é fundamental para a valorização do trabalho jornalístico", ele próprio "fundamental para a democracia e para a construção de uma sociedade mais informada e consciente".
O PAN pretende, grosso modo, que o Governo intervenha para colocar um fim aos "dias de sufoco financeiro" que têm marcado a realidade desta agência noticiosa, realçando que a "sua importância para o país é inegável" - por ser um "garante ao acesso à informação a todos os portugueses, independentemente da sua localização ou condição social".
Leia Também: Livre solidariza-se com greve dos trabalhadores da agência Lusa