Lula no Parlamento? "Temos uma relação histórica com o Brasil"

O líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Eurico Brilhante Dias, reagiu à presença do presidente do Brasil Lula da Silva numa sessão de boas-vindas no Parlamento.

Notícia

© Global Imagens

Daniela Carrilho
12/04/2023 15:19 ‧ 12/04/2023 por Daniela Carrilho

Política

PS

O líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Eurico Brilhante Dias comentou a presença do presidente Lula da Silva numa sessão de boas-vindas no Parlamento durante o 25 de Abril referindo que a bancada socialista se "regozija com a oportunidade" de ter o chefe de Estado brasileiro numa visita oficial a Portugal.

“O grupo parlamentar socialista participou na conferência de líderes de hoje e regozija-se com a oportunidade não só de ter entre nós Lula da Silva, mas podermos dar boa sequência a um convite formal do senhor Presidente da Republica para que fizesse uma visita oficial a Portugal entre 22 e 25 de abril e deve assinalar, com gosto, que numa sessão específica e especial para o efeito vai receber e acolher aqui o presidente Lula da Silva”, começou por dizer Eurico Brilhante Dias, numa declaração aos jornalistas na Assembleia da República.

O socialista destacou a "responsabilidade" que o Parlamento tem "enquanto órgão de soberania", destacando a forte presença da comunidade portuguesa no Brasil e de brasileiros em Portugal.

"Nós temos uma relação histórica com o Brasil, temos cerca de um milhão de portugueses e lusodescendentes que vivem no Brasil, temos uma comunidade brasileira muito extensa em Portugal, temos uma relação política e diplomática em fóruns muito diferentes", como a CPLP, refere Brilhante Dias.

Por esse motivo, o socialista considera que a presença de Lula da Silva em Portugal e na Assembleia da República portuguesa "é um dever institucional que este órgão de soberania tem, não só apenas na relação com o Brasil, mas com a relação com o povo brasileiro e também com o povo português".

Eurico Brilhante Dias considera que, para si enquanto democrata, "é uma honra ter o presidente do Brasil conosco", contudo, diz esperar que "todos, do ponto de vista institucional, compreendendo a sua responsabilidade político institucional, correspondam a este momento de acolhimento do chefe de Estado de um país com quem temos relações históricas, políticas, económicas e sociais únicas".

Questionado sobre se o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na sessão de boas-vindas a Lula da Silva, Brilhante Dias respondeu apenas que na conferência de líderes "foi sublinhada a possibilidade" de o chefe de Estado português poder acompanhar esta primeira sessão.

Sobre se a sessão de boas-vindas a Lula poderá ofuscar as comemorações do 25 de Abril, o líder parlamentar respondeu: "O 25 de Abril brilha entre nós com grande vigor, não me parece".

Em setembro do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa discursou no Congresso brasileiro, em Brasília, na sessão solene comemorativa dos 200 anos da independência do Brasil.

Em dezembro, quando foi a Brasília para a posse de Lula da Silva, o chefe de Estado português anunciou que o Presidente do Brasil iria a Portugal para uma cimeira luso-brasileira e visita de Estado de 22 a 25 de Abril deste ano, que culminaria com a sua participação na cerimónia do 25 de Abril.

Em fevereiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, falou explicitamente num discurso do Presidente do Brasil na sessão do 25 de Abril na Assembleia da República, assinalando o seu caráter inédito, o que provocou polémica e suscitou críticas por se tratar de uma cerimónia da responsabilidade do parlamento.

Em vez de uma intervenção do Presidente do Brasil na sessão solene anual comemorativa do 25 de Abril, o parlamento decidiu antes realizar uma sessão de boas-vindas à parte durante a visita de Estado de Lula da Silva a Portugal, que hoje se sabe se realizará no mesmo dia, apenas 90 minutos antes.

De recordar que Lula da Silva terá direito a uma sessão de boas-vindas no Parlamento durante o 25 de Abril, antes da sessão solene comemorativa da revolução.

A sessão de boas-vindas será às 10h, antes da cerimónia solene de comemoração do 25 de Abril, que está marcada para as 11h30.

[Notícia atualizada às 15h34]

Leia Também: Lula da Silva "merecia ter um dia próprio", diz PSD

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas