Barbosa Ribeiro ataca IL por chamar "fruta fora de prazo" a Santos Silva

Deputado socialista saiu em defesa de Santos Silva, considerando que presidente da Assembleia da República expressou "opiniões legítimas numa conversa privada".

Notícia

© DR

Carmen Guilherme
27/04/2023 15:22 ‧ 27/04/2023 por Carmen Guilherme

Política

PS

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro criticou, esta quinta-feira, a Iniciativa Liberal, partido que diz ter uma "comunicação agressiva", por ter chamado "fruta fora de prazo" ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, por este ter "expressado opiniões legítimas numa conversa privada".

A reação do vereador do PS na Câmara do Porto surgiu em reação à conferência de imprensa do líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, na sequência de um vídeo que mostra uma conversa entre o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro e o chefe de Estado e que visa os liberais.

"Partido de tantos trolls nas redes, de memes ofensivos e comunicação agressiva para os adversários, faz uma conferência de imprensa para chamar 'fruta fora de prazo' ao presidente da Assembleia República após este ter expressado opiniões legítimas numa conversa privada", escreveu o também deputado na rede social Twitter.

De sublinhar que em causa está um vídeo, divulgado pelo Observador, que mostra uma conversa que se seguiu à sessão de boas-vindas a Lula da Silva, já depois do 'ralhete' de Santos Silva ao Chega, que levou a cabo um protesto contra o presidente do Brasil.

Nas imagens, Santos Silva diz que "aquilo que a Iniciativa Liberal decidiu fazer [na sessão com Lula da Silva] não é nada" porque "há sempre quem faça pior". O Observador chegou a escrever que o líder do Parlamento falou também em "falta de integridade política" - algo que Santos Silva já negou numa nota na qual também lamentou a divulgação de "uma conversa informal e privada" com António Costa e Marcelo.

Esta quinta-feira, em conferência de imprensa, Rui Rocha disse que, no vídeo em questão, "as mais altas figuras do Estado" apresentam um comportamento "mais próprio de um café". 

Ao referir-se ao facto de Santos Silva ter defendido que não falou em "falta de integridade", mas sim "falta de maturidade política" na conversa, Rui Rocha atirou: "Eu diria que aquele vídeo representa de facto um sistema velho e cansado e, portanto, a Iniciativa Liberal não aceita também, nem recebe lições de maturidade, de quem contribui claramente e tem contribuído ao longo de muitos anos para a degradação do sistema político português".

"Diria que quem é uma fruta passada, para quem é uma fruta fora de prazo, todas as outras frutas parecem ainda não suficientemente maduras", rematou.

Leia Também: Vídeo? "Mais altas figuras do Estado" com comportamento "próprio de café"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas