O líder do PSD, Luís Montenegro, manifestou, esta terça-feira, a sua "solidariedade" para com todos aqueles que combatem o incêndio que esta terça-feira deflagrou em Alcabideche, Cascais.
"Manifesto a minha solidariedade com as populações, os autarcas e todos os bombeiros que combatem, neste momento, o fogo em Alcabideche no concelho de Cascais", escreveu o social-democrata no Twitter.
De realçar que o incêndio deflagrou perto das 17h00 na zona do Zambujeiro, na freguesia de Alcabideche, numa área de serra.
As autoridades retiraram por precaução várias pessoas de habitações do Zambujeiro e do Cobre. Foram também retirados mais de 800 animais dos canis do município e da Associação São Francisco de Assis.
Manifesto a minha solidariedade com as populações, os autarcas e todos os bombeiros que combatem, neste momento, o fogo em Alcabideche no concelho de Cascais.
— Luís Montenegro (@LMontenegroPSD) July 25, 2023
Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, disse que, até ao momento, não há registo de danos materiais ou humanos.
Por precaução foram também cortadas algumas vias, de forma a facilitar o acesso aos meios de proteção civil e segurança. A Autoestrada 5 (A5), que liga Cascais a Lisboa, foi cortada entre os nós de Alvide e Cascais, nos dois sentidos.
Por volta das 21h40, segundo Carlos Carreiras, estavam no teatro de operações 658 operacionais e 176 meios terrestres. Devido ao anoitecer, os meios aéreos - que chegaram a ser 22 - não estavam a combater as chamas.
Leia Também: "Não há registo de qualquer ferido e não há casas que estejam em perigo"