A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, deixou uma mensagem aos madeirenses, esta sexta-feira, dia em que termina a campanha legislativa.
"Há na Madeira uma voz que nunca se calou perante a corrupção e teia de interesses que une o Partido Socialista e o Partido Social Democrata perante os abusos de poder", começa por dizer a responsável num vídeo partilhado na rede social X (antigo Twitter).
A bloquista aponta que essa voz "nunca se calou" e pertence a Roberto Almada e de Dina Letra, os candidatos bloquistas às regionais. "Essa é a voz do Bloco de Esquerda", atira.
Apelando ao voto, Mariana Mortágua pede aos eleitores para irem às urnas, apontando que este fará a diferença no parlamento regional, levando assim até "a oposição que Miguel Albuquerque mais teme".
Há na Madeira uma voz que nunca se calou, independentemente das consequências. Essa é a voz do @RobertoAlmadaBE e da Dina Letra, do @BlocoRAMadeira. Este domingo vota Bloco de Esquerda. Com o teu voto vamos levar para o Parlamento a oposição que Miguel Albuquerque mais teme. pic.twitter.com/swQZLWmQmD
— mariana mortágua (@MRMortagua) September 22, 2023
Nas anteriores regionais, em 2019, os sociais-democratas elegeram 21 deputados, perdendo pela primeira vez a maioria absoluta que detinham desde 1976, e formaram um governo de coligação com o CDS-PP (três deputados).
O PS alcançou 19 mandatos, o JPP três e a CDU um.
Em 2015, os sociais-democratas, liderados por Miguel Albuquerque (atual presidente do Governo Regional e candidato a um terceiro mandato), já tinham tido dificuldades em assegurar a maioria absoluta - conseguiram-no apenas por um deputado, ocupando 24 dos 47 lugares no hemiciclo.
Além de Miguel Albuquerque, encabeçam as candidaturas deste ano Quintino Costa (PTP), Élvio Sousa (JPP), Roberto Almada (BE), Sérgio Gonçalves (PS), Miguel Castro (Chega), Roberto Vieira (RIR), Válter Rodrigues (MPT), Miguel Pita (ADN), Mónica Freitas (PAN), Tiago Camacho (Livre), Edgar Silva (CDU) e Nuno Morna (IL).
De acordo com o 'site' da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, estavam registados à data de 09 de setembro 253.865 eleitores, dos quais 248.519 na ilha da Madeira e 5.346 na ilha do Porto Santo.
Nas legislativas regionais, o representante da República, cargo ocupado por Ireneu Barreto, convida uma força política a formar governo em função dos resultados (que têm de ser publicados), após a auscultação dos partidos com assento parlamentar.
Leia Também: Madeira. Campanha para legislativas regionais termina esta sexta-feira