SNS? Reforma "não é possível se profissionais não estiverem envolvidos"

O dirigente socialista Álvaro Beleza mostrou-se otimista quanto a um entendimento entre o Governo e os sindicatos médicos na sexta-feira.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
26/10/2023 09:22 ‧ 26/10/2023 por Notícias ao Minuto

Política

SNS

O médico e dirigente socialista Álvaro Beleza considerou, na quarta-feira, que haverá um entendimento entre o Governo e os sindicatos médicos na reunião negocial marcada para sexta-feira, alertando que “não é possível fazer uma reforma [do Serviço Nacional de Saúde] se os profissionais de saúde não estiverem envolvidos”.

“Estou convencido de que vai haver entendimento, nomeadamente com o Sindicato Independente dos Médicos (SIM)”, disse o responsável, no seu espaço de comentário na CNN Portugal.

E reforçou: “Penso que há sinais de que pode haver entendimento. É bom que haja.”

Isto porque, na sua ótica, “não é possível fazer uma reforma [do Serviço Nacional de Saúde] se os profissionais de saúde não estiverem envolvidos”.

“Neste momento, está a ser feita a maior reforma dos últimos 20 ou 30 anos. Está a reorganizar-se o sistema de modo a ter integração de cuidados entre cuidados primários e hospitalares. Vamos ter os centros de saúde mais fortalecidos, para as pessoas não terem tanto que ir às urgências”, apontou.

De notar que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, também se mostrou otimista quando à nova ronda negocial, tendo considerado que houve "uma enorme evolução" nas propostas apresentadas pelo Governo.

"Vamos ter uma nova ronda negocial na próxima sexta-feira, devo dizer que acho que todos os portugueses e a generalidade dos médicos já avaliaram que houve uma enorme evolução nas propostas que o Governo fez. Tenho a expectativa de que nos possamos aproximar para que este tema possa ter uma boa solução", disse, no final da iniciativa 'Saúde Aberta', que decorreu na segunda-feira, em Portalegre.

Leia Também: Houve "uma enorme evolução" nas propostas apresentadas aos sindicatos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas