O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, regressou, esta quinta-feira, à Assembleia da República como deputado do Partido Socialista (PS), depois de deixar o Ministério das Infraestruturas, na semana passada.
Antes de entrar para o Parlamento, onde se iniciou a discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2024, Galamba foi questionado pelos jornalistas sobre o que o levou a assumir as funções de deputado.
"Porque decidiu assumir as funções de deputado?", questionou uma jornalista, ao que o antigo ministro respondeu: "Porque fui eleito".
De realçar que Galamba nunca chegou a ocupar o seu lugar no Parlamento, uma vez que tomou posse, inicialmente, como secretário de Estado do Ambiente e da Energia. Com a saída de Pedro Nuno Santos, assumiu a liderança do Ministério das Infraestruturas.
João Galamba, constituído arguido no âmbito da Operação Influencer, pediu a demissão do cargo de ministro das Infraestruturas na segunda-feira, ao início da tarde, que justificou com a necessidade de assegurar tranquilidade e discrição para a sua família, e que foi aceite pelo primeiro-ministro.
João Galamba já tinha apresentado anteriormente a sua demissão há cerca de seis meses, em maio, após incidentes no Ministério das Infraestruturas envolvendo o seu gabinete, mas na altura o primeiro-ministro não aceitou esse pedido.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou publicamente a sua divergência em relação a essa decisão de António Costa, considerando que tinha custos para a autoridade do Governo e do Estado.
Leia Também: Comissão de Transparência aprova parecer sobre regresso de Galamba à AR