Aprovado IVA reduzido para aquisição de equipamentos de energia solar

A aquisição, instalação, manutenção e reparação de equipamentos para captação e aproveitamento de energia solar, eólica e geotérmica vão passar a pagar taxa reduzida de IVA (6%), segundo uma proposta de alteração ao OE2024 do Livre hoje aprovada.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/11/2023 17:43 ‧ 27/11/2023 por Lusa

Política

IVA

A proposta do Livre foi aprovada durante as votações na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) com votos contra do PSD, a abstenção do PCP e do Chega e votos favoráveis dos restantes partidos.

De acordo com a proposta, passam a integrar a lista do IVA a 6% a "aquisição, entrega e instalação, manutenção e reparação de aparelhos, máquinas e outros equipamentos destinados exclusiva ou principalmente à captação e aproveitamento de energia solar, eólica e geotérmica e de outras formas alternativas de energia".

Os deputados aprovaram também, sem votos contra e a abstenção do PSD e do Chega, uma proposta de alteração do PAN segundo a qual as cadeiras e assentos para crianças em bicicletas passam a ter taxa de IVA intermédia (13%).

Segundo a iniciativa, passam a integrar a lista do IVA a taxa intermédia as "cadeiras e assentos próprios para o transporte de crianças em veículos automóveis ou em velocípedes, bem como outros equipamentos de retenção para o mesmo fim".

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram também uma proposta do PS que coloca as pastas de atum, cavala e sardinha na lista de produtos que passam a ser sujeitos à taxa reduzida do IVA, que no continente é de 6%.

A medida subscrita pelo PS teve o voto contra da IL e do PAN, tendo sido aprovada com o voto favorável dos restantes partidos.

[Notícia atualizada às 18h12]

Leia Também: EDP vai reduzir a sua componente do preço da luz a partir de janeiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas