Da vitória de PNS à derrota de Carneiro. O dia 'D' das eleições do PS

No segundo e último dia das eleições do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos foi eleito para o cargo de secretário-geral do partido. Recorde aqui como tudo aconteceu.

Notícia

© Álvaro Isidoro / Global Imagens

Notícias ao Minuto
16/12/2023 15:38 ‧ 16/12/2023 por Notícias ao Minuto

Política

Partido Socialista

Os militantes do Partido Socialista (PS) foram chamados às urnas, entre sexta-feira e este sábado, para escolher um novo líder, na sequência da demissão de António Costa. A escolha foi expressiva e Pedro Nuno Santos venceu as eleições com mais de 60% dos votos.

Na corrida ao cargo estavam também José Luís Carneiro e Daniel Adrião. O ministro da Administração Interna obteve 36% dos votos e o dirigente socialista ficou-se pelos 1%.

A candidatura de Pedro Nuno Santos elegeu também a maioria dos delegados ao Congresso do PS, 909, seguindo-se a de José Luís Carneiro, que elegeu 407, enquanto a de Daniel Adrião elegeu cinco delegados, de acordo com o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, Pedro do Carmo.

Este processo eleitoral no PS, recorde-se, foi aberto com a demissão de António Costa das funções de primeiro-ministro, em 7 de novembro, após ter sido tornado público que era alvo de um inquérito judicial instaurado pelo Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça a partir da Operação Influencer.

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas