Carlos César aceitou o convite do secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, para presidente do PS, mantendo as suas funções.
A informação foi confirmada pelo Notícias ao Minuto junto da assessoria do PS, que validou ainda que a recondução de Carlos César será consensual. Foi a CNN quem avançou inicialmente com a informação.
Recorde-se que Carlos César, formalizou, no início do mês, o seu apoio a Pedro Nuno Santos quando se encontrava na corrida pela liderança para secretário-geral do partido, por considerar que o antigo ministro das Infraestruturas e da Habitação é quem está mais próximo da interpretação autêntica do percurso político do líder cessante, António Costa.
"Torno público o meu apoio a Pedro Nuno Santos. Não o fiz antes, por entender que as minhas funções de presidente do partido poderiam conflituar se chamado a intervir em algum procedimento preparatório desta eleição interna. Faço-o, agora, por ser um dever de opção e de clareza de todos os militantes do PS", anunciou, num comunicado divulgado na rede social Facebook, naquela data.
No que diz respeito à relação com António Costa, além de amigos de longa data, seguiram quase sempre o mesmo percurso político desde que entraram para a Juventude Socialista (JS) no final da década de 70, altura em que ambos contactaram de perto com o ex-primeiro-ministro António Guterres e com o ex-secretário de Estado Arons de Carvalho.
Carlos César foi eleito presidente do PS no XX Congresso dos socialistas realizado em novembro de 2014.
Nesse congresso, o antigo presidente do Governo Regional dos Açores foi o candidato único ao cargo e foi eleito por voto secreto, sucedendo à ex-ministra socialista Maria de Belém Roseira, que tinha acedido a este lugar em 2011 por proposta do então líder, António José Seguro.
Além de presidente do Governo açoriano entre 1996 e 2012, Carlos César foi também líder parlamentar na Assembleia da República e é membro do Conselho de Estado e vice-presidente da Internacional Socialista desde 2016.
[Notícia atualizada às 13h37]
Leia Também: Atenção! PSP alerta para burla em inglês através de chamadas telefónicas