Eleições: Sousa Real pede serenidade após primeiras projeções
A porta-voz do PAN pediu hoje serenidade após a divulgação das projeções dos resultados eleitorais, que colocam o partido com entre 1,5 e 3,1% dos votos, realçando que é preciso a representação das causas na Assembleia da República.
© Pedro Granadeiro / Global Imagens
Política Eleições
"As projeções têm neste momento uma grande amplitude. Vamos aguardar com serenidade. O PAN faz muita faz muita falta no parlamento. É importante termos essa representação para as causas que ao longo do ano temos defendido e, portanto, vamos aguardar com calma todos os resultados", disse Inês Sousa Real à chegada ao quartel-general do partido para a noite eleitoral, na sala do Rei, na Estação Ferroviária do Rossio, em Lisboa.
As projeções dos resultados eleitorais divulgadas por RTP, SIC, TVI e CMTV dão a vitória à Aliança Democrática (AD) nas eleições legislativas de hoje, com entre 27,2 e 33,0% dos votos, seguindo-se o PS, com entre 23,8 e 29,8%.
De acordo com as projeções, o Chega tem entre 16,6 e 21,6%, seguido da Iniciativa Liberal (entre 4,1% e 7,3%), Bloco de Esquerda (entre 3,2% e 6,4%), Livre entre (2,2 e 5,2%), CDU (entre 1,3% e 5,3%), e PAN (entre 1,5 e 3,1%).
Mantendo-se confiante com a eleição de um grupo parlamentar, Inês Sousa Real disse que ainda é necessário "contar as freguesias mais numerosas".
"Vamos aguardar. Os resultados estão já em crescimento face àqueles de 2022 e, portanto, vamos aguardar o resultado final", sublinhou, acrescentado que os valores do partido "estão acima de qualquer interesse político-partidário", recusando acordo com a AD.
Para Inês Sousa Real, uma moção de censura ao Governo da AD "terá de ser analisada" pela comissão política nacional do partido após as eleições.
Antes dos comentários da líder do PAN, o segundo da lista por Aveiro, Ernesto Morais, disse que as projeções davam ao partido "uma amplitude significativa", que "pode atingir até quatro deputados".
"A noite vai ser longa e estamos expectantes que a campanha que realizámos se irá traduzir num resultado bastante positivo nas urnas e, portanto, vamos aguardar por resultados mais fiáveis", assinalou.
Depois de ter conseguido eleger André Silva em 2015, o PAN assegurou quatro lugares no parlamento em 2019, mas voltou a ter um único representante após as legislativas de 2022.
Leia Também: Projeções à boca das urnas dão vitória à AD com 27,2% a 33,2%
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com