Votos dos emigrantes já estão a ser contados. Eis as imagens

As assembleias de recolha e contagem de votos dos portugueses residentes no estrangeiro para as legislativas de 10 de março estão a funcionar no Centro de Congressos de Lisboa.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Gerardo Santos / Global Imagens

Notícias ao Minuto com Lusa
18/03/2024 15:14 ‧ 18/03/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

Eleiçóes Legislativas

Os votos dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro começaram esta segunda-feira a ser contados em Lisboa, numa operação que se prolonga até quarta-feira, quando deverão ser conhecidos os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa.

As assembleias de recolha e contagem de votos dos portugueses residentes no estrangeiro para as legislativas de 10 de março estão a funcionar no Centro de Congressos de Lisboa, com 700 cidadãos indicados pelos partidos políticos.

No total, são cerca de 100 mesas de voto onde as escolhas dos eleitores estão a ser escrutinadas. Destas, 74 tratarão dos votos no círculo da Europa e as restantes no círculo Fora da Europa.

Após a contabilização dos votos, será feito o apuramento geral, com a consequente publicação dos resultados eleitorais, o que acontecerá dois dias depois, tendo em conta a necessidade do prazo para eventuais reclamações.

De recordar que até sexta-feira foram recebidas em Portugal 299.322 cartas com votos de eleitores residentes no estrangeiro, o que representa 19,42% dos 1.541.464 eleitores dos dois círculos no estrangeiro: Europa e Fora da Europa. Em 2022, a percentagem de votos recebidos no mesmo período foi de 14,49%, segundo a Administração Eleitoral.

Até à contabilização destes votos, a Aliança Democrática (AD), que junta PSD, CDS e PPM, com 29,49% dos votos apurados, conseguiu 79 deputados na Assembleia da República, nas eleições legislativas de domingo, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 deputados eleitos (18,06%).

A IL, com oito lugares, o BE, com cinco, e o PAN, com um, mantiveram o número de deputados. O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.

Veja as imagens da contagem dos votos na galeria acima.

Leia Também: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas