Eurodeputados que vão para o Governo cessam funções na 2.ª-feira no PE

Os eurodeputados sociais-democratas Paulo Rangel, Maria da Graça Carvalho e José Manuel Fernandes vão cessar funções na próxima segunda-feira para integrarem o XXIV Governo Constitucional.

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/03/2024 19:06 ‧ 28/03/2024 por Lusa

Política

Governo

Fonte do partido disse que os três eurodeputados do PSD cessam funções um dia antes da tomada de posse do executivo, cuja composição foi conhecida hoje, e no qual ficarão com as tutelas dos Negócios Estrangeiros, Ambiente e Energia, e da Agricultura e Pesca, respetivamente.

Neste caso não há uma renúncia ao mandato no Parlamento Europeu, apenas uma incompatibilidade que é comunicada à instituição.

Fonte do partido disse que ainda não estão decididos os nomes dos três candidatos que se seguem nas listas de 2019 para substituir os eurodeputados sociais-democratas, a pouco mais de dois meses das eleições europeias.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na terça-feira e os secretários de Estado dois dias depois, estando o debate do programa de Governo marcado para 11 e 12 de abril.

Leia Também: É oficial. Estes são os 17 ministros que compõem o Governo de Montenegro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas