De acordo com uma nota enviada à Lusa, a 13.ª edição da Universidade Europa vai decorrer entre 26 e 28 de abril e será encerrada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
No encerramento, será também formalmente apresentada a lista de candidatos da Aliança Democrática (AD) às eleições para o Parlamento Europeu de 09 de junho.
Além de Luís Montenegro, participarão vários membros do Governo como os antigos eurodeputados Paulo Rangel, atual ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Nuno Melo, presidente do CDS-PP e ministro da Defesa Nacional, José Manuel Fernandes, ministro da Agriculturas e Pescas, e Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, Maria.
A iniciativa de formação inclui ainda, como oradores, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, o antigo deputado coordenador do PSD na Comissão dos Assuntos Europeus, Duarte Marques, e a eurodeputada Lídia Pereira, Presidente do YEPP (juventude do PPE) e recentemente eleita vice-presidente do Grupo Parlamentar do PPE e chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu.
De acordo com a mesma nota, a Universidade Europa terá dois convidados externos: a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que enviará uma mensagem vídeo, e o vice-presidente do PPE, antigo eurodeputado do PP e atual deputado do Congresso dos Deputados de Espanha, Estebán Gonzalez Pons.
Os secretários-gerais do PSD, Hugo Soares, e do CDS-PP, Pedro Morais Soares, e os líderes das juventudes partidárias, Alexandre Poço (JSD) e Francisco Camacho (JP) serão os primeiros oradores do evento, na sexta-feira, após a abertura pelo diretor da Universidade da Europa e coordenador da Academia de Formação do PSD, o eurodeputado Carlos Coelho.
Na nota, Carlos Coelho destaca "importância de aumentar o conhecimento sobre as políticas e as instituições europeias, não apenas pela relevância acrescida que estas têm para resolver os problemas dos portugueses, mas também na perspetiva da proximidade das eleições europeias e do combate à abstenção".
A Universidade Europa é uma iniciativa de formação política dirigida aos jovens sobre temas europeus organizada pelo PSD, desde 2008, e na 13.ª edição o programa incluirá temas como ambiente, defesa, futuro da Europa ou o financiamento e funcionamento da UE, entre outros.
Esta edição será organizada em colaboração com a Juventude Social Democrata (JSD) e a Juventude Popular (JP) e decorre, como habitualmente, na Curia (distrito de Abeiro).
A Universidade Europa é, a par da Universidade de Verão, que decorre no final de agosto em Castelo de Vide (Portalegre) uma das duas iniciativas anuais do PSD centradas na formação política de jovens.
O Conselho Nacional do PSD vai reunir-se na segunda-feira à noite para votar a proposta de lista de candidatura ao Parlamento Europeu, que lhe será apresentada pela Comissão Política Nacional, de acordo com os estatutos do partido.
Em janeiro, PSD, CDS-PP e PPM assinaram um acordo de coligação para as legislativas de 10 de março e as eleições europeias de 09 de junho "com o propósito de oferecer a Portugal a mudança política necessária e um Governo ambicioso, reformista, moderado estável e maioritário".
Leia Também: PSD vai abster-se nas propostas de BE e PAN para inquérito sobre GMG