Pedro Nuno aponta "larga maioria" que apoia Costa para Conselho Europeu

O secretário-geral do PS considerou hoje que há uma "larga maioria em Portugal", incluindo o Governo, a apoiar António Costa para presidente do Conselho Europeu, prometendo todo o empenho para que isso seja uma realidade.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
10/06/2024 01:02 ‧ 10/06/2024 por Lusa

Política

Eleições europeias

No discurso da vitória das eleições europeias de domingo, Pedro Nuno Santos foi questionado pelos jornalistas sobre o apoio da AD e do Governo hoje anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, ao antigo primeiro-ministro António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu, se ele decidir ser candidato.

"Esperamos ter dado o nosso humilde contributo para que o presidente do Conselho Europeu seja dos socialistas portugueses. Ficamos muito felizes por saber que tem o apoio do Governo português e, portanto, há uma larga maioria em Portugal que apoia António Costa para presidente do Conselho Europeu", afirmou o líder do PS.

Segundo Pedro Nuno Santos, os socialistas farão "todos força para que isso seja uma realidade".

"Tendo em conta os resultados do ponto de vista europeu, é natural que o presidente do Conselho Europeu venha a ser dos Socialistas Europeus", tinha começado por referir.

Neste quadro, de acordo com o líder do PS, "será com grande entusiasmo" que veriam como presidente do Conselho Europeu o ex-primeiro-ministro António Costa, uma declaração que arrancou uma grande salva de palmas na sala do quartel-general socialista para esta noite eleitoral.

Horas antes, António Costa tinha afirmado que os resultados das projeções europeias indicavam que os socialistas deverão liderar o Conselho Europeu, mas salientou que a escolha depende dos atuais governos.

Para cargos europeus "há sempre uma extensa lista de ex-primeiros-ministros excelentes. Há uma pequena diferença é que os que estão em exercício são os que estão à volta da mesa [para escolher os nomes] e isso faz tudo uma grande diferença", afirmou, na CMTV António Costa, evitando responder se está disponível para um cargo europeu.

"Há sempre muitas hipóteses. Há cinco anos, quando entrámos para o Conselho [Europeu], a senhora von der Leyen não era um nome que fosse referido para nenhum dos lugares", recordou o antigo governante.

"Por isso vamos ver", limitou-se a dizer António Costa, explicando que, na próxima semana, o Conselho Europeu deve reunir-se para discutir os nomes para os cargos, tendo em conta as eleições europeias deste fim de semana.

Leia Também: Montenegro anuncia apoio a Costa para presidência do Conselho Europeu

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas