Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

PSD/Madeira? "Temos muito orgulho nas vitórias sucessivas que tem tido"

As palavras são do secretário-geral do PSD, Hugo Soares, que está este domingo na festa dos social-democratas no Chão da Lagoa, na Madeira.

PSD/Madeira? "Temos muito orgulho nas vitórias sucessivas que tem tido"
Notícias ao Minuto

11:32 - 21/07/24 por Notícias ao Minuto

Política Hugo Soares

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, que está este domingo na festa dos social-democratas no Chão da Lagoa, na Madeira, afirmou que o partido tem "muito orgulho nas vitórias sucessivas na região autónoma".

 

"Vim aqui dizer ao PSD regional que temos muito orgulho nas vitórias sucessivas que tem tido na região autónoma da Madeira, mas temos sobretudo muito orgulho na transformação que a Madeira tem há muitos anos a esta parte. E sempre com governos regionais do PSD", começou por afirmar, em declarações à jornalista da CNN Portugal.

E continuou: "As pessoas reconhecem, o povo madeirense reconhece, e é por isso que nos tem dado essas vitórias sucessivas".

Segundo Hugo Soares, "quem conheceu a Madeira há muitos anos atrás, nota-se uma transformação cada vez maior na região", que se deve "à capacidade reformista, de captação de investimento, de crescimento económico, de procura de melhores condições de vida para o povo madeirense", dado pelos governos regionais do PSD.

O PSD venceu as eleições legislativas regionais antecipadas da Madeira, em maio, falhando por cinco deputados a maioria absoluta, quando estão apuradas todas as freguesias. No entanto, depois de ter ouvido todos os partidos com assento parlamentar e decidido indigitar Albuquerque, Ireneu Barreto afirmou que "a solução apresentada pelo partido mais votado, o PSD, que tem um acordo de incidência parlamentar com o CDS, e a não hostilização, em princípio, do Chega, do PAN e da IL terá todas as condições de ver o seu programa aprovado na Assembleia Legislativa".

As eleições antecipadas na Madeira ocorreram oito meses após as mais recentes legislativas regionais, depois de o Presidente da República ter dissolvido o parlamento madeirense, na sequência da crise política desencadeada em janeiro, quando o líder do Governo Regional (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, foi constituído arguido num processo em que são investigadas suspeitas de corrupção.

O PSD, que preside ao executivo regional desde as primeiras eleições em democracia, perdeu pela primeira vez a maioria absoluta em 2019 e, após as eleições, assinou um acordo com os democratas-cristãos, com os quais governou nas duas últimas legislaturas.

Na sequência do resultado eleitoral em 2023, a deputada regional eleita pelo PAN, Mónica Freitas, e o presidente do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, negociaram um acordo de incidência parlamentar que permitia à coligação ter o apoio da maioria dos deputados (24 eleitos), embora tangencial.

Leia Também: Madeira. "Bom clima de concertação social" resulta em aumentos salariais  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório