SNS? Plano de emergência "falhou" por "impreparação" do Governo, diz PS

Marina Gonçalves criticou as declarações da ministra da Saúde sobre o SNS, considerando que o Governo "não consegue, no curto prazo, responder à expectativa que criou junto da população".

Notícia

© Swipe News, SA

Daniela Carrilho
04/09/2024 14:56 ‧ 04/09/2024 por Daniela Carrilho

Política

Marina Gonçalves

A deputada do Partido Socialista (PS), Marina Gonçalves, criticou esta quarta-feira as declarações da ministra da Saúde sobre o de Emergência e Transformação da Saúde, realçando que revela "uma impreparação" do Governo .

 

"[O Governo] chega, diz que o que está não funciona e, a seguir, para o que está a ser feito e começa um novo plano de emergência, que diz vir resolver os problemas em quatro meses e, a seguir, temos uma conferência de imprensa a dizer que, afinal, o problema é mais grave, estrutural e é preciso um conjunto de meios que implica uma reforma a médio longo prazo e, por isso, não consegue no curto prazo responder à expectativa que criou junto da população", afirma Marina Gonçalves em declarações aos jornalistas.

A também ex-ministra da Habitação considera que "este é um padrão" do Governo da Aliança Democrática (AD), cujos problemas temos assistido não só na área da Saúde, mas também na Educação e Habitação.

Segundo a ex-governante, as declarações da ministra Ana Paula Martins vêm agora revelar "que o plano falhou", que "as soluções para o futuro não investem no SNS e nos seus profissionais", mas "vão agravar as condições, o investimento e o reforço necessário no SNS".

Em causa está o facto da responsável da tutela da Saúde ter admitido que não conseguiam "mudar tudo em três meses". "Não, não conseguimos", afirmou.

SNS?

SNS? "Conseguimos mudar tudo em três meses? Não, não conseguimos"

A ministra da Saúde fez uma conferência de imprensa com balanço do Plano de Emergência e Transformação da Saúde, dirigindo, primeiramente, algumas palavras de solidariedade para com as equipas de emergências médica.

Anabela Sousa Dantas com Lusa | 12:51 - 04/09/2024

Marina Gonçalves realça que o PS considera que o SNS precisa de "medidas a médio curto prazo", ao contrário deste Governo, criticando "a impreparação" do ministério "para resolver e ter um plano traçado para o SNS".

"O SNS precisa de investimento e de reforço de medidas", afirma Gonçalves, observando que, atualmente, verifica-se "um agravar dos números com o plano que foi criado" e essa "responsabilidade" tem de ser tomada pelo atual Executivo.

Sublinhe-se que o Plano de Emergência e Transformação da Saúde é composto por 54 medidas, 12 das quais concluídas e 40 em fase de implementação, segundo os últimos dados do Governo.

Leia Também: Cinco serviços de urgências hospitalares encerradas esta 4.ª-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas