OE2025. Hugo Soares acusa "total inflexibilidade de vários agentes"
O líder parlamentar do Partido Social Democrata disse ter assistido a "demonstrações de uma enorme inflexibilidade por parte de vários dirigentes partidários com grande responsabilidade".
© PSD/ flickr
Política OE2025
O líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Hugo Soares, argumentou, este domingo, que aquilo que ouviu ao longo do fim de semana, relativamente às negociações sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), "denota uma total inflexibilidade de vários agentes partidários".
"Este deve ser o tempo de responsabilidade, recato, de defender o interesse nacional e ter sentido de Estado", disse o social-democrata aos jornalistas, à margem de um evento em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.
Hugo Soares esclareceu que o comentário "serve mesmo para tudo o que ouvimos neste fim de semana", em que tanto o secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentaram as negociações. O chefe de Estado, recorde-se, considerou que "o interesse nacional é mais importante do que o programa do Governo".
Desde Figueira de Castelo Rodrigo, o líder parlamentar social-democrata disse ter assistido "a demonstrações de uma enorme inflexibilidade por parte de vários dirigentes partidários com grande responsabilidade", numa altura em que "deve ser o tempo de recato, sentido de Estado".
"Veremos nos próximos dias quem é que consegue colocar o interesse nacional acima do interesse partidário. A única pessoa que tem mostrado capacidade de negociação, flexibilidade e interesse em que não haja uma crise política tem sido o primeiro-ministro", considerou, pedindo um tempo de "cada vez se mandarem menos mensagens pela comunicação social".
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e Pedro Nuno Santos estiveram reunidos pela primeira vez para negociar o Orçamento do Estado para 2025 na sexta-feira, em Lisboa. Após o encontro, o secretário-geral do PS disse que recusaria a aprovação de um Orçamento do Estado que inclua as alterações ao IRS Jovem e IRC propostas pelo Governo, ou qualquer modelação.
De seguida, Luís Montenegro descreveu como "radical e inflexível" a proposta de Pedro Nuno Santos. Ficou prometido, no entanto, que será apresentada uma contraproposta na próxima semana, numa "tentativa de aproximar posições".
Leia Também: OE2025? Montenegro entrega contra-proposta a Pedro Nuno na próxima semana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com