Parlamento saúda Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de saudação pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou na terça-feira, destacando "avanços positivos" em Portugal, mas também "limitações à plena participação" destes cidadãos.

Notícia

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Lusa
05/12/2024 20:43 ‧ 05/12/2024 por Lusa

Política

Parlamento

No texto, apresentado pela Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, refere-se que a criação deste dia pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, e celebrado a 03 de dezembro, "constitui um marco na promoção dos direitos humanos, mais concretamente das pessoas com deficiência e incapacidade".

 

"A data reforça a necessidade de assegurar medidas que visem suprimir os enormes desafios, bem como todas as formas de exclusão e de segregação, enfrentados pelas pessoas com deficiência na vida social, cultural e económica. Com a assinatura e a ratificação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Portugal reafirmou o seu compromisso nesta temática", refere o texto.

Segundo o voto hoje aprovado, "Portugal alcançou avanços positivos na concretização dos direitos das pessoas com deficiência, na promoção da sua participação social, igualdade de oportunidades, acessibilidade e dignidade de inclusão".

"Ainda assim, subsistem constrangimentos e limitações à plena participação. Muitas pessoas continuam a enfrentar diariamente barreiras físicas, sociais e económicas, sendo limitadas no acesso a oportunidades de educação, formação, emprego, saúde, cultura, desporto, lazer e participação cívica", admite o texto, apelando ao reforço do trabalho pela eliminação destas barreiras.

Na parte resolutiva do texto, a Assembleia da República "presta homenagem a todas as pessoas com deficiência e suas famílias, expressando solenemente o seu compromisso com a promoção de uma sociedade mais inclusiva, valorizando e respeitando a diversidade", saudando igualmente associações, organizações e personalidades que trabalham neste campo.

"Ao assinalar a data, a Assembleia da República consolida o seu compromisso em continuar a trabalhar para a construção de uma sociedade onde todas as pessoas, sem exceção, possam viver com dignidade, respeito e igualdade de oportunidades", conclui o voto.

Leia Também: Parlamento aprova comissão de inquérito à Efacec proposta pela IL

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas