De acordo com fonte oficial da bancada bloquista, a suspensão de mandato vai decorrer entres os dias 23 de dezembro de 2024 e 23 de janeiro de 2025 "por motivos pessoais e familiares".
Durante esse mês de ausência, Marisa Matias será substituída por Isabel Pires, que tem um mestrado em Ciência Política e já exerceu o mandato como deputada à Assembleia da República noutras legislaturas, bem como nesta sessão legislativa, em abril.
Nessa altura, Isabel Pires também substituiu Marisa Matias, que suspendera temporariamente o seu mandato devido a uma intervenção cirúrgica que já estava planeada antes das eleições legislativas de março.
Nas últimas legislativas, Marisa Matias encabeçou a lista do BE pelo círculo eleitoral do Porto e estreou-se na Assembleia da República depois de ter estado no Parlamento Europeu desde 2009.
A dirigente bloquista, que integra os principais órgãos do partido como o Secretariado, a Comissão Política e Mesa Nacional, já foi cabeça de lista ao Parlamento Europeu pelo partido em 2014 e 2019 e a candidata apoiada pelo BE às últimas duas eleições presidenciais, em 2016 e 2021.
Marisa Isabel dos Santos Matias nasceu em Coimbra em 20 de fevereiro de 1976 e é socióloga, área na qual tem licenciatura, mestrado e doutoramento.
Desde cedo que se envolveu em causas estudantis e cívicas, tendo sido mandatária nacional do "Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim", aquando do referendo nacional pela despenalização do aborto em 2007.
Leia Também: BE lamenta vitória de Trump que "traduz ausência de política para a paz"