Rui Rocha desafiou, esta segunda-feira, na rede social X, o PSD a acompanhar a Iniciativa Liberal (IL) contra a desagregação de freguesias a meses das autárquicas.
Para o líder da IL, aprovar esta medida em ano de eleições "é uma péssima decisão", por isso, a bancada laranja devia votar também contra a mesma.
"É evidente que aprovar a desagregação de freguesias a meses das autárquicas é uma péssima decisão. A IL foi o único partido que votou contra em Comissão. E votará novamente contra em Plenário. Aliás, desafio mesmo o PSD a mudar de posição e a acompanhar-nos nesse voto", escreveu Rui Rocha.
É evidente que aprovar a desagregação de freguesias a meses das autárquicas é uma péssima decisão.
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) January 6, 2025
A IL foi o único partido que votou contra em Comissão. E votará novamente contra em Plenário. Aliás, desafio mesmo o PSD a mudar de posição e a acompanhar-nos nesse voto.
Recorde-se que, de acordo com a Lusa, o líder parlamentar do PSD tem dúvidas sobre a legalidade do processo em curso e também sobre a possibilidade de ser concluído em pleno ano de eleições autárquicas.
Os reparos de Hugo Soares, que mereceram o desacordo do PS, Chega, Bloco de Esquerda e PCP, constam da súmula da conferência de líderes parlamentares do passado dia 18 de dezembro.
Leia Também: PSD manifesta dúvidas sobre processo para desagregação de freguesias