Carlos Costa Neves promete "cumprir com lealdade as funções confiadas"

O Secretário-Geral do Governo tomou posse esta terça-feira, 14 de janeiro.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
14/01/2025 10:22 ‧ 14/01/2025 por Notícias ao Minuto

País

Carlos Costa Neves

Carlos Costa Neves tomou posse, esta segunda-feira, 14 de janeiro, como Secretário-Geral do Governo, no Palácio de São Bento, em Lisboa.

 

No discurso de tomada de posse, o açoriano, que foi já foi eurodeputado e ministro, assegurou que vai cumprir as funções atribuídas com "lealdade".

"Afirmo solenemente por minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas", garantiu, por duas vezes, durante o discurso onde também agradeceu ao "primeiro-ministro pela confiança depositada".

"Ciente da responsabilidade" que hoje assume, Carlos Neves prometeu ainda "melhorar o serviço prestado aos cidadãos" assim como promover "instituições eficientes, transparentes, inclusivas e mais próximas dos cidadãos e das empresas".

O antigo governante lembrou que a criação do cargo de Secretário-Geral do Governo é "uma reforma anunciada mas sempre adiada" e elogiou "a coragem [de Luís Montenegro] de se comprometer com ela e determinação de a começar". "Acredito no sucesso da missão que nos é atribuída", concluiu.

Recorde-se que Carlos Costa Neves foi nomeado pelo executivo após Hélder Rosalino, a primeira escolha de Luís Montenegro, ter mostrado indisponibilidade para exercer o cargo. Em causa esteve a polémica à volta do salário que iria receber.

O agora Secretário-geral do Governo foi ministro da Agricultura no XVI Governo Constitucional, chefiado por Pedro Santana Lopes, e dos Assuntos Parlamentares no XX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho, além de ter presidido ao PSD/Açores.

Licenciado em direito, foi ainda deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu entre 1994 e 2002, além de ter sido várias vezes secretário regional em Governos sociais-democratas nos Açores.

Leia Também: Montenegro confirma "estatuto remuneratório" de Carlos Costa Neves

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas