A líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Alexandra Leitão, é a candidata à Câmara Municipal de Lisboa nas eleições Autárquicas de 2024.
Foi na segunda-feira, dia 13 de janeiro, que meios de comunicação social avançaram com a notícia de que Alexandra Leitão seria o nome escolhido pelo partido para a corrida às Autárquicas deste ano.
No entanto, o silêncio 'fez-se ouvir' até à noite de terça-feira, dia 14 de janeiro.
Pedro Nuno Santos confirma que Alexandra Leitão é a escolha pelo PS: "Aposta forte"
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, confirmou a escolha de Alexandra Leitão como candidata à Câmara de Lisboa, na terça-feira à noite, na sede do partido, em Lisboa, desfazendo assim o 'suspense'.
"A escolha da Alexandra Leitão para a Câmara Municipal de Lisboa explica-se de uma forma muito simples: a capital é muito importante, Lisboa está a ser muito mal governada pelo PSD e pelo presidente de Câmara atual. Portanto, o Partido Socialista tinha de fazer a sua maior aposta e Alexandra Leitão é a líder parlamentar do PS e é uma das figuras mais importantes do partido, depois de mim e do presidente socialista", justificou o secretário-geral.
Para o socialista, a escolha de Alexandra Leitão é um sinal da "aposta forte" que o PS está a fazer na capital.
"Enorme honra" para Alexandra Leitão
Foi através do seu perfil na rede social X, que Alexandra Leitão confirmou que foi com "enorme honra" que aceitou o convite de Pedro Nuno Santos "para liderar a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Lisboa" nas eleições Autárquicas de 2025.
"Parto para este enorme desafio com o compromisso de arregaçar as mangas por uma Lisboa que resolve os problemas das pessoas. Contem comigo!", lê-se na publicação.
Alexandra Leitão representa "um PS radical"?
Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas: "Finalmente, depois de tantas escolhas e rumores, o PS decidiu por uma candidata que representa aquilo que tem sido o PS de Pedro Nuno Santos, que é um PS radical, a radicalizar-se. E as cidades precisam de moderação, não precisam de radicais".
O social-democrata atirou que "uma cidade é moderação e é, sobretudo, conhecimento".
Para Leitão, é "'soundbite' de campanha" de Carlos Moedas
A agora candidata à Câmara de Lisboa reagiu às declarações de Carlos Moedas dizendo que é um "'soundbite' de campanha".
"Já percebemos que toda a campanha vai ser feita a partir desse 'soundbite'. Os lisboetas querem soluções e quem as saiba aplicar", respondeu Alexandra Leitão.
Moedas "nem sequer iniciou a resolução" dos problemas da cidade, que "são problemas difíceis de resolver"
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, considerou, posteriormente, que o autarca lisboeta, Carlos Moedas, "está muito distante das que são as preocupações dos lisboetas e, já agora, dos portugueses", tendo atirado que a sua governação na capital portuguesa representou um "agravamento de problemas que são radicais".
"O que para mim é claro é que o presidente da CML está muito distante das que são as preocupações dos lisboetas e, já agora, dos portugueses. Se a única crítica que Carlos Moedas tem para fazer a Alexandra Leitão é que é supostamente radical, então temos a campanha feita", afirmou.
Leia Também: BE e Livre mantêm abertura para coligação após escolha de Alexandra Leitão