O líder parlamentar do PSD disse, esta quarta-feira, que o partido espera que também Carlos Eduardo Reis suspenda mandato, no âmbito do processo Tutti Frutti, tal como fez o também social-democrata Luís Newton.
"Creio que as condições imediatas para o exercício do mandato não estão reunidas e espero que o senhor deputado Carlos Eduardo Reis possa também ele suspender o exercício do seu mandato", salientou.
Hugo Soares explicou ainda que o deputado, um dos visados numa acusação que recai sobre 60 arguidos, está agora fora do país, mas que o espera uma conversa no seu regresso.
"Queria enaltecer a atitude do deputado Luís Newton e, com a tranqulidade, respeito e responsabilidade, teve uma atitude que me cabe enaltecer", acrescentou sobre a situação.
Hugo Soares lembrou ainda que "nenhum dos dois deputados eram sequer arguidos no ato da eleição legislativa" e que, por isso, não podiam ser alvo de uma "espécie de diminuição nos seus direitos cívicos e políticos" e que "não será o PSD que vai promover a judicialização da política".
Recorde-se que a operação denominada Tutti Frutti investigou desde 2018 alegados favorecimentos a militantes do PS e do PSD, através de avenças e contratos públicos, estando em causa suspeitas de corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido.
Ontem foi divulgado que o processo tem 60 arguidos, entre os quais, Luís Newton e Carlos Eduardo Reis.
Leia Também: Caso Tutti Frutti. "Muito tranquila", vereadora Inês Drummond renuncia