"É muito importante que o senhor primeiro-ministro dê esclarecimentos"

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, quer que o primeiro-ministro dê explicações sobre os "casos" que envolvem membros do Governo, para que "não se adensem dúvidas e suspeitas".

Notícia

© Lusa

Lusa
15/02/2025 19:51 ‧ há 4 dias por Lusa

Política

Pedro Nuno Santos

"Acredito mesmo que haja boas explicações para qualquer um destes casos. Mas, até para evitar que se adensem dúvidas e suspeitas, é muito importante que o senhor primeiro-ministro dê esclarecimentos e faça declarações aos jornalistas", afirmou.

 

O líder socialista insistiu na necessidade de o chefe do Governo esclarecer "não só sobre o caso que é noticiado hoje pelo Correio da Manhã e que o envolve diretamente, mas também outros secretários de Estado", disse aos jornalistas, em Lousada, no distrito do Porto, onde participou numa iniciativa da Federação do Porto para analisar a situação na região do Tâmega e Sousa.

Segundo aquele diário, a mulher e os dois filhos do primeiro-ministro têm uma empresa de compra e venda de imóveis, indicando que os três são sócios na Spinumviva, de que Luís Montenegro foi fundador e gerente.

O jornal recorda que, face à alteração à lei dos solos aprovada pelo Governo, a empresa poderá beneficiar desse quadro legal, estando em causa uma "situação de potencial conflito de interesses".

Esta tarde, também o Chega pediu explicações ao primeiro-ministro sobre a notícia do Correio da Manhã, exigindo que, nas próximas horas, Luís Montenegro, "dê ao país um esclarecimento sério e clarificador desta situação", referindo que se isso não acontecer "desencadeará as devidas ações políticas para responsabilizar o Chefe de Governo".

Pedro Nuno Santos recordou que o primeiro-ministro não fala aos jornalistas desde 20 de janeiro, com exceção, frisou, quando, no dia 3 de fevereiro, "falou de uma candidatura presidencial que apoia".

O líder socialista lembrou, ainda, que quando Luís Montenegro estava na oposição "fazia sempre questão de exigir explicações ao Governo anterior".

Os esclarecimentos de Luís Montenegro nestes casos "são necessários para que não se perca a confiança nas instituições e nos políticos", reforçou.

Para Pedro Nuno Santos, "um primeiro-ministro e um político têm de se sujeitar às perguntas que os jornalistas fazem, para que as pessoas que estejam em casa tenham as suas dúvidas esclarecidas".

Assinalou o líder do PS que "todas as matérias relacionadas com conflitos de interesses são muito importantes na vida política e na vida pública", para que "não restem dúvidas de que as decisões que foram tomadas não têm como objetivo benefício próprio ou de próximos".

O secretário-geral socialista aludiu por outro lado à recente remodelação do Governo "que envolve seis ministérios", sobre a qual "o primeiro-ministro até agora não disse nada".

"Numa democracia como a nossa já não é aceitável que um primeiro-ministro se esconda das perguntas dos jornalistas", rematou.

[Notícia atualizada às 20h21]

Leia Também: "A família do Dr. Luís Montenegro não tem nenhuma imobiliária"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas