Mortágua considera inaceitável reação de Montenegro a agressões no Martim Moniz

A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou hoje que a reação de Luís Montenegro aos confrontos que aconteceram no 25 de Abril, no Martim Moniz, foi inaceitável e indicou que o líder do Chega "não se demarcou" do caso.

Notícia

© Getty Images/ Horacio Villalobos

Lusa
28/04/2025 14:41 ‧ há 10 horas por Lusa

Política

25 Abril

"Preocupa-me que o próprio primeiro-ministro tenha falado deste episódio como epifenómeno, um primeiro-ministro que passou os últimos meses a falar sobre perceções de segurança", disse Mariana Mortágua à margem de uma sessão do Bloco de Esquerda com pessoas com mais de 60 anos, que aconteceu hoje na Casa do Alentejo, em Lisboa.

 

Além da preocupação com a forma como o primeiro-ministro se referiu aos confrontos que envolveram participantes de uma manifestação de extrema-direita, não autorizada, e que terminou com a detenção de três pessoas, incluindo os líderes do Ergue-te e do grupo de extrema-direita 1143, Mariana Mortágua considerou igualmente inaceitável que Luís Montenegro ainda não tenha justificado o desaparecimento de um capítulo do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

"O ataque feito na manifestação do 25 de Abril foi um ataque feito por organizações criminosas, que têm de ser tratadas como tal. São organizações criminosas que têm de ser perseguidas e reprimidas pelo Estado português e pelas forças de segurança. Não podemos ter nenhum tipo de desvalorização destas ações como fez o primeiro-ministro", acrescentou.

As palavras de Mariana Mortágua surgem depois de Luís Montenegro ter dito, este domingo, que o Governo não entra "em depressão, porque há esses epifenómenos relativamente àquilo que é a generalidade das pessoas, dos portugueses e a generalidade dos partidos políticos também".

Em relação a André Ventura, a coordenadora do Bloco de Esquerda considerou que o líder do Chega não pode "justificar, desculpar ou proteger" confrontos como aqueles que aconteceram na última sexta-feira, no Martim Moniz.

Leia Também: Mariana Mortágua diz que SNS não está melhor do que há um ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas