Novo Banco: "Dinheiro do Estado é dos portugueses, não é dos governos"

O PSD exige que, ainda esta sexta-feira, o Executivo preste esclarecimentos em relação à venda do Novo Banco aos norte-americanos do Lone Star.

Notícia

© Global Imagens

Goreti Pera
31/03/2017 15:35 ‧ 31/03/2017 por Goreti Pera

Política

Leitão Amaro

Qual o montante de venda, que garantias, que condições e que custo para os contribuintes” derivam da venda do Novo Banco são informações que o PSD exige obter durante o dia de hoje, para o qual estão marcadas conferências de imprensa do governador do Banco de Portugal, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno.

“O dinheiro do Estado é dos portugueses, não é dos governos”, sublinhou António Leitão Amaro, numa declaração aos jornalistas em que deixou claro que “o Governo tem o dever de prestar hoje cabal esclarecimento de todas as condições e termos que envolvam dinheiro do Estado” na venda do Novo Banco.

Além desta questão, admite o PSD que o Executivo “tem de dizer qual o custo do perdão parcial de dívida que fez aos bancos nas últimas semanas relativamente ao empréstimo do Estado do fundo de resolução”.

Porque, aponta Leitão Amaro, “ao ter decidido alargar prazos de pagamento e reduzir ao juros pagos, o Governo deu um perdão aos bancos. Os bancos vão pagar ao Estado, um valor atualizado muito inferior ao suportado pelos contribuintes”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas