Ministro da Educação falha audição parlamentar devido a internamento
O ministro da Educação vai faltar à audição parlamentar de discussão na especialidade do Orçamento do Estado, prevista para quarta-feira, na sequência do internamento hospitalar de Tiago Brandão Rodrigues por tempo ainda indeterminado, disse à Lusa fonte oficial.
© Global Imagens
Política OE2018
Segundo a mesma fonte, Tiago Brandão Rodrigues foi internado hoje de manhã numa unidade do Serviço Nacional de Saúde em Lisboa, com o diagnóstico de síndrome vestibular aguda.
O governante cancelou a agenda prevista para hoje e vai ficar sob vigilância e investigação médica nos próximos dias.
A audição do ministro da Educação coincidia com uma greve e manifestação junto do Parlamento, convocadas pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e pela Federação Nacional da Educação (FNE) e outros sindicatos.
Entretanto, a Fenprof já fez saber que, não obstante a condição de saúde de Tiago Brandão Rodrigues, manterá a greve e a manifestação agendada para amanhã junto ao Parlamento. "A nossa luta não é contra o ministro, é contra o Orçamento do Estado", sustentou Mário Nogueira.
O encontro decorrerá a partir das 15h30 no Ministério da Educação e presentes estarão a secretária de Estado da Administração e Emprego Público e a secretária de Estado Adjunta e da Educação.
A Fenprof sublinha, em comunicado enviado às redações, que a reunião “não tem agenda” e que, por isso, não alimenta "grandes expetativas", até porque é necessário um “acordo político, inequívoco, em relação ao descongelamento das carreiras”, defende, algo que “exige a presença do ministro da Educação que, contudo, estará ausente”. A informação acerca do internamento hospitalar de Tiago Brandão Rodrigues, refira-se, é subsequente a esta nota do sindicato.
Recorde-se que esta reunião é marcada menos de 24 horas antes de os professores fazerem greve. Em cima da mesa de negociações vão estar o “descongelamento das carreiras” e o “compromisso de desenvolvimento de processos negociais relativos a aposentação, horários de trabalho e concursos”.
Síndrome Vestibular Aguda, o que é?
A Síndrome Vestibular Aguda caracteriza-se por tonturas e vertigens, que se manifestam de forma aguda durante segundos ou minutos, mas que podem prolongar-se durante horas, e são acompanhadas por vómitos, dificuldade em manter o equilíbrio, intolerância a movimentos da cabeça e perturbações da visão provocadas por movimentos descontrolados do globo ocular.
O sistema vestibular faz parte do 'labirinto' do ouvido interior e é constituído por estruturas membranosas associadas ao sentido do equilíbrio e orientação espacial.
[Notícia atualizada às 14h10]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com