A decisão de alguns Estados de reabrir a economia antes de terem a propagação do novo coronavírus controlada foi criticada esta sexta-feira pelo governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo. "Existiam evidências inegáveis e incontestáveis", começou por referir, citado pela Reuters.
Reabrir a economia é a indicação que tem vindo a ser dada pela Casa Branca, no entanto, os Estados que a seguiram, como é o caso do Texas, enfrentam agora novos surtos do vírus.
"O que está a acontecer neste país é assustador e, ao mesmo tempo, revelador. É hora de acordar a América e olhar para os factos", pediu Cuomo, lembrando que Nova Iorque só conseguiu controlar o vírus com a adoção de um estratégia científica e não política.
Esta sexta-feira, o governador do Texas, Greg Abbott ordenou novamente o encerramento de bares e a redução de serviços em restaurantes, devido a um novo surto da Covid-19. Aumentos recorde foram também registados esta semana em Estados como Alabama, Arizona, Califórnia, Flórida, Idaho, Mississippi, Missouri e Nevada.
Os Estados Unidos registaram mais 618 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo os 122.550 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Em apenas um dia, foram reportados 38.079 casos, elevando o número total para 2,4 milhões.
Leia Também: AO MINUTO: EUA com "problema grave". 26 infetados após festa em Grândola