AO MINUTO: "Vergonha global"; Menor n.º de óbitos diários no Brasil
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.
© ALFREDO ESTRELLA/AFP via Getty Images
Mundo Covid-19
Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais cinco mortes e 491 novos casos relacionados com a Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 18.162 óbitos e 1.091.142 infeções. Em 24 horas, o número de pessoas internadas com Covid-19 em hospitais portugueses aumentou, estando agora hospitalizados 360 doentes, mais 25 do que antes.
O Ministério da Administração Interna prolongou, também ontem e até final de novembro, a exigência de reciprocidade no reconhecimento dos certificados de vacinação e recuperação para a entrada de cidadãos de países terceiros por via aérea em Portugal.
O mundo ultrapassou, esta segunda-feira, a 'marca' dos cinco milhões de mortes pela Covid-19. Até ao momento, 5.001.871 pessoas já perderam a vida para a doença.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira.
23h28 - Cinco milhões de mortos é "uma vergonha global", diz António Guterres
O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu hoje que o facto de se ter atingido cinco milhões de mortos por covid-19 representa "uma vergonha global" e significa que "se está a falhar a boa parte do mundo".
"Isto não são números numa página. São mães e pais. Irmãos e irmãs"
23h22 - São Tomé e Príncipe recebeu hoje 79.200 doses da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen, financiadas pelo Banco Mundial (BM) em cerca de 700 mil dólares.
22h28 - Brasil contabiliza menos de 100 mortes por Covid-19 pela 1.º vez este ano
O Brasil registou, nas últimas 24 horas, 3.838 novos casos de Covid-19 e 98 mortes associadas à doença, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde. De acordo com o ministério da Saúde brasileiro, esta é a primeira vez que o país contabiliza menos de 100 mortes diárias associadas ao vírus desde 12 de abril de 2020. Na altura, o primeiro caso de Covid-19 tinha sido identificado no Brasil há menos de um mês.
#PainelConass Covid-19
— CONASS (@ConassOficial) November 1, 2021
Data: 01/11/2021, 18h
Casos
• 3.838 no último período
• 21.814.693 acumuladas
Óbitos
• 98 no último período
• 607.922 acumulados
Mais informações: https://t.co/ZjV7hqzyQ0
21h45 - Ainda não foi vacinado? Pode fazê-lo em qualquer centro de vacinação do país, conforme recorda o SNS. Descubra mais abaixo:
Se ainda não foi vacinado contra a #COVID19, pode tomar a primeira dose da vacina, sem agendamento, em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental.
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) November 1, 2021
Saiba + e obtenha a senha digital de acesso: https://t.co/JgPhiByBSg#Saúde #SNS #VacinaçãoCOVID19 #COVID19PT @DGSaude pic.twitter.com/MKSOQd4lUz
21h23 - Reino Unido já administrou mais oito milhões de terceiras doses
O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, 40.077 novos casos positivos de Covid-19 e 40 mortes ligadas à doença, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico esta segunda-feira. As autoridades adiantam ainda que o país já administrou oito milhões de doses de reforço da vacina contra o vírus.
#COVID19 VACCINE UPDATE: Daily figures on the total number of COVID-19 booster & third doses that have been given in the UK.
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) November 1, 2021
As of 1 November, 8,115,229 booster & third vaccine doses have been given in the UK.
Visit the @UKHSA dashboard for details:
▶️ https://t.co/cQkuLQglz1 pic.twitter.com/Haq1GD81Hg
19h55 - Angola notificou mais 25 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, assim como três mortes e seis doentes recuperados, informaram as autoridades de saúde angolanas.
19h51 - Autoridades da Madeira reportam 29 novos casos
As autoridades de saúde da Madeira identificaram 29 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo sinalizadas 178 situações ativas e oito pessoas hospitalizadas, informa o boletim epidemiológico divulgado hoje na região.
19h08 - Cabo Verde registou apenas três infetados com o novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para 38.218 o acumulado de casos desde março de 2020, divulgou hoje o Ministério da Saúde.
18h25 - Grécia regista número mais alto de casos desde o início da pandemia
A Grécia reportou, esta segunda-feira, o maior número de casos de Covid-19 registados num só dia desde o início da pandemia: 5.449 novas infeções. O país deu conta ainda do registo de 52 mortes associadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, o que eleva para 15.990 o total de vítimas mortais no país desde o início da pandemia.
17h56 - Viena oferece 3.ª dose da vacina a todas as pessoas com mais de 12 anos
Viena vai oferecer a todos os cidadãos maiores de 12 anos a terceira dose da vacina contra a Covid-19, a partir de terça-feira, desde que tenham decorrido pelo menos seis meses desde a administração da segunda dose. "Sabemos que o efeito da vacinação desaparece e que, por isso, é necessária uma terceira dose", disse aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal de Viena, o social-democrata Michael Ludwig, citado pela agência EFE, aquando do anúncio da medida, que, por enquanto, só se aplica à capital austríaca.
17h05 - Itália regista menos de três mil casos e 20 mortes por Covid-19
Ministério da Saúde italiano reportou, esta segunda-feira, 2.818 novos casos de Covid-19 e 20 mortes associadas à doença no país, nas últimas 24 horas. Com estes dados, Itália soma já 4.774.783 casos de infeção e 132.120 óbitos relacionados com a SARS-Cov-2 desde o início da pandemia.
#Covid19 - La situazione in Italia al 1° novembre: https://t.co/9bTOsOiTgh pic.twitter.com/fzW0Y8ftqb
— Ministero della Salute (@MinisteroSalute) November 1, 2021
16h51 - Kremlin preocupado com médicos decreta uma semana "sem trabalho"
O Kremlin expressou hoje preocupação com a sobrecarga dos médicos que tratam pacientes com Covid-19, na Rússia, e declarou uma semana "sem trabalho", para conter a disseminação do coronavírus. "É claro que a situação não é fácil. As camas estão amplamente ocupadas [...] e é um fardo excessivo e extraordinário para os nossos médicos", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela Agência France-Presse (AFP).
16h49 - Joe Biden com teste negativo à Covid-19 após porta-voz ter sido infetada
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi testado, com resulatdo negativo para a Covid-19, informou hoje a presidência na sequência do anúncio de que a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, foi infetada pelo coronavirus.
16h48 - Alto Comissariado vê com reservas número de casos da Guiné-Bissau
A Guiné-Bissau registou na última semana apenas três casos positivos para a Covid-19, mas o Alto Comissariado, responsável pelo combate à doença provocada pelo novo coronavírus, vê o número com reservas devido à redução da capacidade de testagem.
16h46 - Começou vacinação obrigatória em Nova Iorque, 9 mil funcionários afastados
Cerca de 9.000 funcionários municipais da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foram colocados de licença sem vencimento por não estarem vacinados contra a Covid-19. A medida abrange trabalhadores das limpezas, membros da polícia e do corpo de bombeiros, mas prevê exceções para quem tenha justificação médica ou religiosa para a recusa da vacina.
Less than 6% of our workforce is on leave without pay today.
— Mayor Bill de Blasio (@NYCMayor) November 1, 2021
We’re hopeful that they’ll do the right thing for themselves, their families and their city and get vaccinated.
We take our obligation to protect every single City worker from #COVID19 seriously.
15h27 - Guiné-Bissau apresenta certificado digital de vacinação
O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau apresentou hoje o certificado digital de vacinação contra a doença provocada pelo novo coronavírus para integrar o país na mobilidade facilitada pela vacina.
15h25 - Indonésia é o 1.º país a aprovar nova vacina da norte-americana Novavax
A farmacêutica Novavax anunciou hoje que a Indonésia foi o primeiro país a aprovar a sua vacina contra a Covid-19, que usa uma tecnologia diferente e pode ser armazenada entre os 2 e os 8 graus. "Esta primeira aprovação da vacina covid-19 da Novavax ilustra o nosso compromisso com um acesso global equitativo, e irá preencher uma necessidade vital para a Indonésia, que apesar de ser a quarta nação mais populosa do mundo, continua a trabalhar para fornecer vacinas suficientes à sua população", disse o diretor executivo da empresa, Stanley Erck, numa declaração citada pela agência francesa de notícias, a France-Presse.
15h01 - Guiné-Bissau apresenta certificado digital de vacinação
O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau apresentou hoje o certificado digital de vacinação contra a doença provocada pelo novo coronavírus para integrar o país na mobilidade facilitada pela vacina. "É um primeiro passo para nos integrarmos na mobilidade que é facilitada pela vacinação", afirmou a alta comissária para a covid-19, Magda Robalo.
14h54 - Joe Biden com teste negativo à Covid-19 após porta-voz ter sido infetada
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi testado, com resulatdo negativo para a Covid-19, informou hoje a presidência na sequência do anúncio de que a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, foi infetada pelo coronavirus. Biden também foi testado, um teste de PCR ontem (domingo), e deu negativo", disse uma porta-voz do presidente, Karine Jean-Pierre, aos jornalistas a bordo do Força Aérea Um, que hoje acompanhavam a viagem de Biden para Glasgow (Escócia) onde participa na Cimeira do Clima.
14h12 - Portugal com mais 5 mortes e 491 casos. Incidência subiu e Rt desceu
Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 491 novos casos relacionados com o novo coronavírus. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico, revelado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 18.162 óbitos e 1.091.142 infeções. Em 24 horas, o número de pessoas internadas com Covid-19 em hospitais portugueses aumentou, estando agora hospitalizados 360 doentes, mais 25 do que antes.
A incidência subiu de 97,4 infeções por 100 mil habitantes para 101,5 a nível nacional e para 101,9 no continente. Já o Rt desceu de 1,08 para 1,05 tanto a nível nacional como continental. Pode ver abaixo a Matriz de Risco.
Já se encontra disponível o Relatório de 1 de novembro da Situação Epidemiológica em Portugal da COVID-19 e respetiva Matriz de Risco. Mais informações em https://t.co/juwF5CnRWG#SejaUmAgenteDeSaúdePública #EstamosOn #COVID19PT #DGS #INSA #InstitutoRicardoJorge #Saúde #SNS pic.twitter.com/HYIV11jOll
— Instituto Ricardo Jorge (@irj_pt) November 1, 2021
13h29 - SIM exige reforço de vacinação dos médicos contra a Covid-19
O Sindicato Independente do Médicos (SIM) exigiu hoje ao Governo que reforce a vacinação dos médicos contra a Covid-19 com a terceira dose, numa altura em que a incidência da doença está a aumentar e há disponibilidade de vacinas. Oapelo é feito numa carta enviada hoje à ministra da Saúde, Marta Temido, em que o SIM afirma que "postergar uma medida desta natureza e alcance, pode vir a redundar, no que constituiria um gravíssimo problema de saúde pública, na infeção, em primeira linha, precisamente dos mais expostos" e dos "mais necessários na luta quotidiana contra o SARS-CoV-2".
12h26 - Açores com 9 novos casos nas últimas 24 horas
Os Açores registam hoje nove novos casos positivos de Covid-19, menos 12 do que no domingo, e 21 recuperações, revelou a Autoridade de Saúde Regional. No boletim diário referente às últimas 24 horas, aquela entidade esclarece que oito novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, foram diagnosticados na ilha de São Miguel - sete no concelho de Ponta Delgada e um no concelho de Lagoa.
12h19 - Mundo ultrapassou hoje cinco milhões de mortes provocadas pela Covid-19
O mundo ultrapassou, esta segunda-feira, dia 1 de novembro, a 'marca' dos cinco milhões de mortes pela Covid-19, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Até ao momento, 5.001.871 pessoas já perderam a vida para a doença. Nos últimos 28 dias, de acordo com a mesma fonte, contaram-se 197.116 óbitos devido ao novo coronavírus. Quanto à vacinação, foram administradas no total 6.947.883.074 doses do fármaco contra a Covid-19, sendo que, destas, 581.830.361 foram dadas nos últimos 28 dias.
11h55 - Israel começa a receber turistas pela 1.ª vez desde início da pandemia
Israel começou hoje a receber turistas estrangeiros vacinados contra a covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia, noticia hoje a agência Associated Press (AP). As autoridades esperam que a abertura das portas do país aos viajantes individuais dê um novo fôlego à indústria do turismo que está em dificuldades.
11h53 - Futebol profissional tem quase três quartos de jogadores vacinados
O futebol profissional português tem perto de três quartos de jogadores vacinados contra o novo coronavírus, que provoca a covid-19, tendência similar a três das cinco principais modalidades de pavilhão consultadas pela agência Lusa. De acordo com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que elaborou em julho um plano de vacinação a aplicar junto das 34 sociedades desportivas, em sintonia com a Direção-Geral da Saúde (DGS), 73,7% dos futebolistas da I e II Ligas estão inoculados.
11h02 - Macau investiga empresa que declarou falsos trabalhadores por subsídios
As autoridades de Macau estão a investigar uma empresa suspeita de fornecer dados falsos sobre trabalhadores locais às Finanças e Segurança Social do território, para receber indevidamente subsídios de apoio ao combate à pandemia, foi hoje anunciado. A empresa em causa presta "serviços de manutenção e reparação do edifício do Posto Fronteiriço da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau", informou o Comissariado contra a Corrupção (CCAC) do território, em comunicado.
10h46 - Alemanha quer reabrir centros de vacinação para administrar terceira dose
A Alemanha está a planear reabrir os centros de vacinação e ativar a administração em massa da terceira dose da vacina contra a Covid-19 face ao aumento continuado do número de casos, anunciou hoje o Governo. "Temos de tornar possível a reabertura o mais rápido possível dos centros de vacinação que foram suspensos em setembro", defendeu o ministro da Saúde, Jens Spahn, em declarações ao jornal Rheinische Post, citadas pela agência espanhola Efe.
10h11 - Recorde o boletim epidemiológico deste domingo
Portugal registou mais uma morte e 763 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico, revelado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 18.157 óbitos e 1.090.651. No que aos internados diz respeito, estão 335 pessoas em enfermaria (mais 17), sendo que, destas, 59 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (menos 5).
Já se encontra disponível o Relatório de 31 de outubro da Situação Epidemiológica em Portugal da COVID-19. Mais informações em https://t.co/juwF5CnRWG#SejaUmAgenteDeSaúdePública #EstamosOn #COVID19PT #DGS #INSA #InstitutoRicardoJorge #Saúde #SNS pic.twitter.com/z0P2yIN8LY
— Instituto Ricardo Jorge (@irj_pt) October 31, 2021
09h59 - Insistir e zero casos sem alta vacinação em Macau é "atrasar o inadiável"
O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considerou que territórios como Macau que insistiram na política de zero casos de Covid-19 não provocaram a necessidade às pessoas de se vacinarem e "estão apenas a atrasar o inadiável". "É muito difícil sem ter uma vacinação muito alta conseguir aguentar com medidas dessas. Estão apenas a atrasar o inadiável", afirmou à Lusa o professor, investigador e epidemiologista da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, figura frequente nas reuniões da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).
08h53 - Patrões moçambicanos querem medidas para reabrir praias
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) defende medidas que possam garantir em segurança sanitária a reabertura das 21 principais praias moçambicanas, interditadas para prevenir a Covid-19. "Ofecho das nossas praias representa um grande obstáculo à retoma do nosso turismo" e torna urgente que haja "regras para que o uso das praias seja possível o quanto antes, sem que a saúde das pessoas seja posta em causa", lê-se em comunicado a que a Lusa teve hoje acesso.
07h30 - Alemanha com mais 23 mortes e 9.658 casos nas últimas horas
A Alemanha assinalou, nas últimas 24 horas, mais 23 mortes e 9.658 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelas autoridades de Saúde. Desde o início da pandemia, o país já somou 95.752 óbitos e 4.607.208 infeções.
07h22 - Tonga ordena primeiro confinamento desde o início da pandemia
Os mais de 106 mil habitantes de Tonga, uma pequena nação insular do Pacífico, começarão um confinamento de uma semana a partir da meia-noite de hoje, o primeiro imposto desde o início da pandemia. O encerramento durará até à próxima segunda-feira, disse o Ministério da Saúde. A medida foi ordenada depois de ter sido confirmado na sexta-feira que uma pessoa vacinada que chegou a Tonga há mais de uma semana proveniente da Nova Zelândia num voo de repatriamento com 215 passageiros deu positivo para covid-19 enquanto estava em quarentena numa instalação de quarentena. Esta é a primeira infeção nesta pequena nação insular polinésia, que até agora era um dos poucos lugares no mundo livre do coronavírus.
07h18 - Parque da Disneyland de Xangai confinado após visitante testar positivo
O parque de diversões Disneyland, na cidade de Xangai, leste da China, foi temporariamente confinado, após ter sido apurado que um caso de covid-19 visitou o local. Em comunicado, publicado na noite de domingo, a Disneyland anunciou que vai encerrar hoje e terça-feira para "cumprir os requisitos de prevenção e controlo da pandemia".
07h12 - China deteta 92 casos nas últimas 24 horas
A China detetou 92 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, 59 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os casos locais foram detetados nas regiões autónomas da Mongólia Interior (seis) e Ningxia (três) e nas províncias de Heilongjiang (27), Gansu (dez), Hebei (nove), Zhejiang (um), Jiangxi (um), Shandong (um) e Qinghai (um).
07h09 - Tailândia acolhe primeiros turistas sem quarentena
Dezenas de milhares de viajantes são hoje esperados em Banguecoque e na ilha Phuket, um renascimento esperançoso para a indústria turística da Tailândia após um ano e meio de bloqueio. A pandemia atingiu duramente a economia dependente do turismo do país, que no ano passado registou os seus piores resultados desde a crise financeira asiática de 1997.
Bangkok welcomes first tourists for quarantine-free holiday https://t.co/YjFD7USJKo pic.twitter.com/Y0U7jWSsin
— Reuters (@Reuters) November 1, 2021
07h04 - Sydney e Melbourne sem quarentena de chegada para australianos vacinados
Os australianos e residentes permanentes que estejam completamente vacinados contra Covid-19 podem regressar ao país a partir de hoje sem quarentena, embora tenham de aterrar nas cidades de Sydney e Melbourne. A reabertura parcial das fronteiras, que o país fechou em março de 2020 e que proibiu os seus próprios cidadãos de deixar o território nacional, é referente às duas cidades mais populosas da Austrália, que representam cerca de 40% da população total, depois de atingirem a marca de 80% de vacinação total da população alvo.
07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui.
Leia Também: AO MINUTO: S. Tomé em estado de alerta; Porta-voz da Casa Branca infetada
Comentários
Regras de conduta dos comentários